Através do setor de inteligência, a policia militar tinha informações de que uma mulher teria trazido para o município de Sorriso, uma mala de viagem cheia de droga, do estado de Goiás. Com isso os policiais do grupamento de inteligência passaram a monitorar uma residência no bairro Rota do Sol, e perceberam um rapaz em frente a esta residência observando o movimento(cuidando).
Várias equipes de policiais foram acionadas e se dirigiram ao local, sendo que ao ver a viatura, o rapaz (19 anos) correu para o interior da residência, sendo perseguido e detido.
No interior da residência, pela janela, os policiais visualizaram três mulheres fazendo a separação e pesagem da droga, entre elas estava a mulher de 18 anos suspeita de ter trazido a droga de Goiás. No local foram apreendido 18 kg de maconha.
A polícia também tinha a informação que parte da droga havia sido distribuída. A pessoa suspeita de trazer a droga confirmou a distribuição e levou os policiais até a casa de sua mãe no bairro boa Esperança, onde foi apreendido 540g de maconha e cerca de R$ 800.
As buscas continuaram e os PMS chegaram até outra residência no bairro São Domingos, onde foi encontrado 156 gramas de maconha no quarto de uma mulher envolvida na situação.
A jovem suspeita de trazer a droga continuou entregando e disse que em uma residência da rua Alencar Bortolanza, no bairro Nova Aliança, teria mais droga. Os PMs foram ao local e encontraram uma das suspeitas, que informou ter deixado a droga na casa de uma tia no bairro Mario Raiter.
Os policiais seguiram até o bairro Mario Raiter e localizaram mais 11kg de droga.
No total foi apreendido cerca de 30 kgs.