Início Cidades Sorriso Sorriso: Óleo de cozinha usado deve ser descartado corretamente

Sorriso: Óleo de cozinha usado deve ser descartado corretamente

0

Fritou o pastel, a batatinha ou o peixe? O óleo já não serve mais? Jogar ele pelo ralo da pia, ou simplesmente num cantinho do quintal pode trazer danos irreversíveis ao meio ambiente. Sorriso, desde julho do ano passado, voltou a oferecer uma opção sustentável para a destinação do óleo de cozinha usado, por meio do projeto LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo).

As 35 unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) contam com contêineres para receber este tipo de resíduo. Além de trabalhar as noções de educação ambiental junto à comunidade escolar, o projeto representa ainda uma fonte de renda para as unidades escolares, visto que, cada litro de óleo arrecadado é revertido em R$ 0,60, que devem ser investidos na própria unidade.

Nesta iniciativa, a Prefeitura conta com a parceria da Teoria Verde e Biomavi Reciclagem, e  também recebeu o apoio da FS Bioenergia, que fez a doação dos contêineres para acondicionar óleo recebido até o momento da coleta.

Para destinar o resíduo é bem simples: é preciso aguardar o óleo esfriar, colocar em uma garrafa pet (que também será reciclada), e levar à escola municipal ou Cemeis mais próximo de sua casa, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 18 horas. Para fazer a entrega, a garrafa precisa estar cheia e o resíduo só pode ser composto por óleos vegetais, visto que a banha de porco, por exemplo, inviabiliza o processo.

Texto: Nádia Mastella