Início Cidades Sorriso Sorriso: Oficina debaterá formas de adquirir produtos diretamente da agricultura familiar

Sorriso: Oficina debaterá formas de adquirir produtos diretamente da agricultura familiar

0

Como comprar da agricultura familiar. Esse é o tema de uma oficina agendada para o dia 20 de julho, das 7 às 12 horas no Auditório Farroupilha do centro de Eventos Ari José Riedi. A meta é debater oportunidades nos mercados institucionais para a agricultura familiar, em programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Alimenta Brasil (PAB).

O agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Bruno Maia, pontua que a agricultura familiar responde pela grande maioria dos gêneros hortifrutigranjeiros presentes em nossas mesas no dia-a-dia. Maia frisa que em diferentes níveis de profissionalização este setor é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país e, “cabe à sociedade como um todo se esforçar para que nos ambientes rurais continuem a existir produção, emprego e renda”, diz.

Maia ressalta que as políticas públicas de compra institucional têm o objetivo maior de resolver as questões de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), visando o atendimento ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Sorriso, lembra o profissional, já realiza a aquisição de grande parte dos alimentos servidos na merenda escolar da rede pública diretamente da agricultura familiar. E a proposta é avançar mais.

Por isso, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que desenvolve o projeto “Cidades Empreendedoras”, o Município vem estudando a implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, “nesse caso o eixo de Compras Institucionais” explica Maia ao ressaltar que essa é uma proposta para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios.

E para tratar do assunto, a Sama e o Sebrae farão a oficina direcionada para um público amplo com a presença de agricultores, gestores públicos envolvidos no processo de compras da agricultura familiar que inclui vários setores da própria Prefeitura, além do Conselho de Alimentação Escolar Municipal.

Serviço:

  • Data: 20 de julho de 2022
  • Local: Auditório Farroupilha – Centro de Eventos Ari José Riedi – Av. Blumenau Sul, 1451 – Rota do Sol
  • Horário: 7 às 12 horas
  • DA ASSESSORIA