Início Cidades Sorriso Sorriso: Odontólogos e enfermeiros recebem capacitação sobre tabagismo e câncer

Sorriso: Odontólogos e enfermeiros recebem capacitação sobre tabagismo e câncer

0

Levar educação de qualidade em oncologia para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, profissionais de vigilância sanitária, funcionários dos setores de epidemiologia e regulação (englobados pelo termo “técnico”) e para enfermeiros da rede municipal de saúde. Essa é a puta principal de um programa formado por 12 capacitações em andamento na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

 Integrando o programa, nesta sexta-feira (28), o oncologista Mário Bernardes, dará um curso voltado para enfermeiro e odontólogos com o tema “Tabagismo e Câncer”. Cerca de 60 profissionais são aguardados para o treinamento que será realizado das 14 às 17 horas no Auditório Farroupilha no Centro de Eventos Ari José Riedi. O auditório tem capacidade para 350 pessoas, com o público reduzido serão respeitadas as normas de distanciamento social.

Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, os encontros tiveram início em fevereiro e devem se estender até dezembro. Seis encontros são especificamente direcionados aos agentes comunitários de saúde (ACSs) e os demais integram enfermeiros e outros profissionais, como este de amanhã que contará com a participação também de odontólogos.

“Câncer infantil, de pele, de mama, de próstata, de pulmão; todas essas enfermidades estão sendo trabalhadas para que havendo suspeita o paciente possa ser acolhido e receber o tratamento adequado”, explica Marchioro. “O doutro Mário também está destacando um pouco de como é o tratamento em casos em que já há o diagnóstico. Toda a nossa equipe está empenhada em propiciar mais qualidade de vida aos pacientes e seus familiares”, ressalta.

As capacitações fazem parte do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, que é permanente, durante o ano todo e trabalha os mais diversos assuntos e temas relativos à saúde.

Claudia Lazarotto

Fotos: Internet