Início Cidades Sorriso Sorriso: Novos Campos é o primeiro bairro a receber a Ouvidoria Itinerante

Sorriso: Novos Campos é o primeiro bairro a receber a Ouvidoria Itinerante

0

Programa deve ampliar os canais de comunicação entre a Prefeitura e o cidadão

Promover uma busca ativa de demandas, agilizar o processo de atendimento a estas questões e tornar mais intensa a participação dos cidadãos no processo de gestão do Município. O controlador-geral da Prefeitura, Laércio Garcia, explica que, com o programa Ouvidoria Itinerante, lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (27), na Praça da Integração, no Bairro Novos Campos, a Prefeitura amplia os canais de comunicação com o cidadão.

“Recentemente lançamos o Cidade Inteligente e precisamos deixar claro que, antes da tecnologia, da inteligência artificial, é preciso sempre pensar no cidadão, em melhorar a cidade para o cidadão”, ilustra o controlador. O programa ao qual o gestor se refere é o Cidade Inteligente, Humana e Sustentável, lançado em junho, e tem justamente este viés, garantir a sinergia necessária entre estes três aspectos para que a tecnologia venha para tornar melhor a vida de cada pessoa.

“Interessante, é uma forma de fazer a população interagir e participar mais”, resume o presidente do Bairro Novos Campos, Wesley Brito Rios, o primeiro a receber o atendimento da Ouvidoria Itinerante. Para o presidente do bairro Morada do Bosque I, Jadiel Sousa Santos, é importante que haja agilidade no processo de atendimento às demandas levantadas pela população.

“Hoje, nosso tempo-limite de atendimento às demandas recebidas via Ouvidoria é de 20 dias, mas sempre reforço que esta resposta pode, sempre que viável, ser dada antes deste prazo”, responde Laércio.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a Ouvidoria Itinerante é uma forma de entender cada vez melhor a realidade de cada bairro, a particularidade de cada região, ouvindo a razão principal da existência da Prefeitura: o próprio cidadão. “Faço questão de estar muito próximo deste programa, cumprindo minha jornada de trabalho junto à comunidade durante os atendimentos da Ouvidoria Itinerante”, informa o gestor.

Nesta terça, a van da Ouvidoria Itinerante fica até as 13h na Praça da Integração e a expectativa é que, uma vez por semana, tanto o veículo especialmente preparado para esta finalidade, quanto os servidores da Ouvidoria, estejam em um bairro diferente da cidade, lembrando que os distritos também devem ser contemplados pela iniciativa.

Além de poder opinar, criticar, elogiar, sugerir, ou solicitar, ir até a “OuVANdoria” também proporcionará a cada cidadão a oportunidade de conhecer melhor serviços ofertados pela Prefeitura, como as ações do Eco Sorriso, do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) e da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), por exemplo.

O ouvidor da Prefeitura, Gilmar Ribas de Campos, explica que o cronograma da Ouvidoria Itinerante será divulgado no site e também nas redes sociais da Prefeitura, permitindo assim que a população possa ter acesso a este serviço. “Assim que cada agenda for definida, vamos divulgar a data e o local para que a população possa se organizar para desfrutar deste serviço”, reitera.

Além da Ouvidoria Itinerante, o cidadão que quiser entrar em contato com a Ouvidora, que agora funciona no térreo do Paço Municipal, bem ao lado do ponto de atendimento bancário (PAB), pode buscar atendimento presencial das 7h às 13 horas. Quem preferir usar o telefone, é só entrar em contato pelo 150, que, além de continuar servindo como “disque-informações sobre a Covid-19”, agora também é a ponte entre a população e a Ouvidoria de Prefeitura.

O lançamento do programa Ouvidoria Itinerante foi acompanhado pelos vereadores Celso Kozak, Jane Delalibera e Wanderley Paulo, além de secretários municipais, autoridades, servidores e representantes da comunidade.

Texto: Nádia Mastella Fotos: Reginaldo de Souza