Início Cidades Sorriso Sorriso: Novo plano de trânsito começara a ser implantado

Sorriso: Novo plano de trânsito começara a ser implantado

0

A Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria da Cidade, apresentou, na noite do dia (24), o Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), que vem sendo preparado desde julho de 2018 pela empresa Systra Engenharia e Consultoria, especializada em trânsito e transporte.

A apresentação foi feita no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo, empresários e estudantes. Entre as propostas apresentadas para melhorar e fluidez do trânsito em Sorriso, estão a implantação de binários, de um parque semafórico com “ondas verdes” e a revitalização da Avenida Natalino João Brescansin.

Os binários, que consistem na implantação de mão única em vias paralelas, funcionando como uma grande avenida, vão funcionar entre as seguintes vias: Avenida Luiz Amadeu Lodi e a Avenida Otávio Souza Cruz; Perimetral Sudoeste e a Rua Lupicínio Rodrigues; Perimetral Sudeste e Avenida Idemar Riedi (marginais da BR 163);  Perimetral Noroeste e Avenida Santa Maria; Perimetral Nordeste e Rua Vinícius de Moraes.

O secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, explica que a primeira alteração efetiva já começa no dia 30 (terça-feira), com os binários da BR-163, cuja execução está sendo conduzida pela Concessionária Rota do Oeste. “Na sequência, a Administração deve executar os binários das marginais da Área Verde Central e da Sudoeste com a Lupicínio Rodrigues”, lista o gestor.

Outra medida proposta pela empresa é a implantação de semáforos no lugar de rotatórias nas avenidas Porto Alegre, Blumenau, Curitiba, Tancredo Neves, Natalino João Brescansin e Brasil. Segundo o estudo, estas avenidas apresentam problemas de geometria e não comportam a aproximação de mais de dois veículos, o que causa aumento do congestionamento e acidentes. “Para tanto, serão instalados novos semáforos, que serão interligados e temporizados”, acrescenta Ednilson.

Outra mudança proposta pelo PAIT, mas ainda sem previsão de ser colocada em prática, é a revitalização da Avenida Natalino João Brescansin, que passará a ser de mão única desde seu início na Perimetral Sudeste até a Praça da Juventude, no sentido BR 163 / Praça da Juventude. Somente um pequeno trecho será mantido de mão-dupla, entre a Rua das Videiras e a Avenida Otávio Souza Cruz, por conta do hospital instalado na região.

“O estudo nos proporcionou avaliar com clareza nossos principais gargalos e propôs ações para, efetivamente, melhorar o fluxo do trânsito em nosso município”, comenta o secretário, acrescentando que as mudanças serão implantadas de maneira gradativa, levando-se em conta a disponibilidade orçamentária e também a adaptação dos usuários do trânsito a estas alterações.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil do município, Felipe Dias Mesquita, reforça que é importante que todos os usuários do trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas, mantenham-se atentos à sinalização vertical e horizontal. “Assim que as mudanças começarem a ser implantadas, os agentes de trânsito farão ações orientativas, mas vale lembrar que, a partir que está implantada a nova sinalização, ela deve ser rigorosamente cumprida, sob pena de multa”.

TEXTO: NÁDIA MASTELLA