Início Cidades Sorriso Sorriso: Nos primeiros 30 dias de funcionamento, Ala Covid-19 da UPA recebeu...

Sorriso: Nos primeiros 30 dias de funcionamento, Ala Covid-19 da UPA recebeu 19 pacientes

0

O médico cardiologista e intensivista Wilder Reverte da Costa, responsável pela Unidade de Tratamento da Ala Covid-19 da UPA Sara Akemi Ichicava, apresentou nesta manhã (31) um relatório dos primeiros 30 dias de funcionamento da unidade. O relatório compreende o período de 20 de abril a 20 de maio. Durante o período, 19 pacientes deram entrada na ala, 15 deles receberam alta. Nos primeiros 30 dias de funcionamento não foi registrado nenhum óbito (o primeiro registro de morte na ala foi na última sexta-feira (28) e trata-se de um senhor que permaneceu 37 dias internado).

Wilder relata que as altas só foram possíveis devido ao acompanhamento precoce dos pacientes. “São pacientes que haviam passado pelo atendimento na própria UPA ou no Hospital Municipal de Campanha, então dentro da Ala Covid-19 nos foi possível dar continuidade e reforçar o que vinha sendo feito. Eles procuraram auxílio nos primeiros sintomas, o que foi fundamental também para a recuperação”, pontua.

Conforme o intensivista buscar auxílio nos primeiros sintomas é fundamental no processo de estabilização e cura. “Muitas pessoas deixam para ir mais tarde, usam medicação que muitas vezes não é aconselhável em casa; por isso ressaltamos aos pacientes: sentiu sintomas, procure ajuda especializada”, destaca.

Hoje 30 profissionais atuam diretamente na Ala Covid-19 na UPA. O cuidado intensivo e padronizado tem possibilitado também outros dados, como a redução do tempo de intubação dos pacientes atendidos. No país, a média é de 14 dias de intubação para pacientes que necessitam de ventilação mecânica invasiva. “Na Upa estamos conseguindo manter esse período em um tempo médio de internação de 7,5 dias porque estamos estendendo os cuidados e redobrando esforços para evitar intubações”, diz Wilder.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância do trabalho realizado por todos os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19. “Nossas equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), da UPA, do Hospital Municipal de Campanha estão cuidando com muito amor de cada paciente. Desde o início nosso objetivo é entregar soluções às famílias”, pontua Ari. “Disponibilizamos atendimento 24 horas, por isso pedimos à população: sentiu sintomas, não fique em casa; procure o Hospital Municipal de Campanha para dar início ao tratamento adequado. Ficar em casa e esperar mais ou um ou dois dias pode custar muito caro”, enfatiza.

Ari destaca que só na UPA Sara Akemi Ichicava estão instalados cinco leitos de terapia intensiva e 14 respiradores. O Município conta também com o Hospital Municipal de Campanha que além de ofertar atendimento 24 horas, disponibiliza hoje 20 Cápsulas Vanessa, nove respiradores Bipap, 16 leitos de enfermaria com suporte ventilatório pulmonar e cinco ambulâncias com equipamentos e equipe especializada para o transporte de pacientes positivos. Para atender os dois locais foi montado um reservatório de oxigênio com capacidade para 35 mil litros.

“As medidas preventivas e não farmacológicas como manter distanciamento social, evitar aglomerações, usar máscara e higienizar constantemente as mãos salvam vidas e são essenciais”, ressalta Ari. “E se você ou alguém de sua família apresentar sintomas, nos procure. Tanto no Hospital Municipal de Campanha quanto na UPA estamos prontos para atender”, relata.

Ari também aproveitou para agradecer o doutor Wilder e a enfermeira Geovete Araújo de Almeida, coordenadora de enfermagem da Ala Covid-19 e todos os servidores que “diariamente deixam suas famílias e encaram o desafio de combater a Covid-19 de uma forma muito eficaz e comprometida com a vida do outro”, finaliza.

Claudia Lazarotto

Fotos: Ney Pinheiro