Se você tem mais de 70 anos e tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no drive thru realizad0 no dia 29 de março, hoje é o dia de receber a segunda “picadinha de esperança”. Para isso, assim como da primeira vez é preciso que todos tenham em mãos, um documento com foto, o CPF e o Cartão de Vacinação.
Também como da primeira vez, a vacinação será no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Bairro Rota do Sol em sistema de drive thru, garantindo a segurança e o distanciamento social. O mutirão terá início às 15 horas.
O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, destaca mais uma vez: esse mutirão é só para quem tem mais de 70 anos e foi vacinado pela primeira vez no dia 29 de março. “Não serão aplicadas primeira doses e nem a segunda dose fora desse público porque há um intervalo entre as doses que deve ser observado”, frisa.
E depois de imunizado pela segunda vez, nada de relaxar com os cuidados preventivos! O uso da máscara, do álcool 70º e o distanciamento social continuam sendo essenciais. Marchioro pontua que a vacina é eficaz em relação a casos graves; mas não contra o risco de contrair Covid-19. “Nesse caso, o melhor remédio ainda é a prevenção”, pontua.
Pré-cadastro online
E caso você tenha mais de 60 anos ou conheça alguém que tem e ainda não preencheu o cadastro, está na hora de dar aquele clique no site da Prefeitura (www.sorriso.gov.br) e preencher os dados. Para os profissionais de saúde e para quem tem comorbidades, a recomendação é a mesma. Lembrando que o cadastro também pode ser feito nas unidades de saúde ou com os agentes comunitários de saúde (ACSs). Para quem reside nas áreas rurais e tem problemas com internet, a indicação é procurar as unidades de saúde. E após o cadastro preenchido, a recomendação para que todos fiquem de olho ao celular –idosos e profissionais da saúde- e atendam as ligações para o agendamento, também continua valendo.
E para quem vai ao drive thru nesta segunda-feira um último recadinho: vá de máscara e use álcool 70º. Quem tiver dúvidas em relação ao mutirão, pode ligar na Central de Informação da Saúde no número 150. A ligação é gratuita.