Valor cobrado pelo serviço é de 0,60 centésimos de VRF por metro quadrado de terreno
O Núcleo Integrado de Fiscalização de Sorriso (NIF) deu início ao trabalho de limpeza de mais de 260 terrenos urbanos tomados por vegetação espontânea. O órgão fiscalizador já havia emitido autos de infrações contra os proprietários desses imóveis e, diante da inércia no prazo previsto em lei, o Município assume o ônus mediante a cobrança de 0,60 centésimos de VRF por metro quadrado a título de taxa de limpeza.
O serviço de roçada é acompanhado por dois agentes responsáveis por atestar a execução do serviço, bem como pela constatação do auto de infração cuja multa varia entre R$ 510,25 a até R$ 6.123,00 a depender da extensão do terreno. Nos casos daqueles terrenos que foram limpos, mas os proprietários não apresentaram defesa junto ao NIF, não é efetivada a cobrança da taxa de limpeza.
Os bairros listados para receber os serviços de roçada são na área central e nos bairros Alphaville; Bell Valle; Brasil Norte; Copenhagen; Eco Ville; Jardim Liberdade; Jardim Ocidental; Jardim Amazônia; Jardim Tropical; Mont Serrat; Parque Universitário; São Conrado; Taiamã; Terra Brasil; Euro Park; Flor do Cerrado; Green Park; Jardim Aurora; Jardim Botânico; Jardim Europa; Jardim dos Imigrantes; Terra Ville; Vila Bela; e Village I e II.
Insegurança
Além de servir como criadouros de animais peçonhentos e insetos, entre eles o mosquito da dengue, transmissor do Zika vírus e da Chikungunya, os terrenos em situação de abandono também são propícios para esconderijo de produtos de origem ilícita e de pessoas que vivem à margem da lei.
Fiscalização
A sociedade também pode contribuir com a fiscalização fazendo denúncias pelo meio dos telefones 3545 4700 ou (66) 9 9927 261 ou pelo e-mail: nif@sorriso.mt.gov.br.
DA ASSESSORIA