Início Cidades Sorriso Sorriso: Município amplia debate sobre Rede de Atenção Psicossocial

Sorriso: Município amplia debate sobre Rede de Atenção Psicossocial

0

RAPS. Você já ouviu ou bateu os olhos nessa sigla por aí e ficou imaginando o que é? A gente te conta. A RAPS é a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e busca ampliar e garantir o olhar sobre a saúde mental. Em Sorriso, o Município iniciou ainda em julho as discussões sobre o retorno da Rede e nesta quinta-feira, 13 de outubro, o tema voltará à pauta com a participação de vários setores.

O coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Maria Zélia da Silva Cosmos, Ricardo Alves, pontua que a meta é buscar a integração dos pontos de atenção das redes de saúde do Município, ampliando e qualificando o cuidado por meio de várias ações que incluem acolhimento, acompanhamento contínuo e atenção às urgências em saúde mental.

A Rede é instituída pelo próprio Ministério da Saúde e integra o Sistema Único de Saúde (SUS). No país todo é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência Cultural, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

No Município, a RAPS foi instituída em 2017 e conta com a participação da rede pública de saúde municipal, estadual e ainda de áreas como esporte, lazer e cultura.

Serviço:

O que: reunião para debater amparo a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Local e horário: gabinete do prefeito, às 14 horas

Data: quinta-feira (13)

DA ASSESSORIA