Início Cidades Sorriso Sorriso: Legislativo participa da CPI que apura a qualidade do serviço de...

Sorriso: Legislativo participa da CPI que apura a qualidade do serviço de telefonia móvel em Mato Grosso

0

A CPI tem a finalidade de apurar a responsabilidade por danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel oferecidos pelas operadoras existentes no Estado.

Na última sexta-feira (11), na Casa dos Conselhos de Sorriso, os vereadores Diogo Kriguer e Celso Kozak, participaram da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, que conta com o apoio dos deputados do Mato Grosso.

Instalada no dia 9 de março, a CPI tem a finalidade de apurar a responsabilidade por danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel oferecidos pelas operadoras existentes em Mato Grosso. Com um prazo de 180 dias, a CPI pretende apresentar um relatório e propor soluções para melhorar a prestação dos serviços.

O presidente da CPI é o deputado estadual, Diego Guimarães, que ouviu o Legislativo, o Executivo e os presidentes de bairros de Sorriso, sobre a situação da qualidade do serviço de telefonia móvel em Sorriso.

Dados apresentados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa, mostram que Mato Grosso tem número insuficiente de antenas em relação ao que é considerável aceitável pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), além da falta de investimento das empresas de telefonia, mesmo com o crescimento de Mato Grosso.

Só em Sorriso, afirmou o parlamentar, deveriam estar instaladas 110 antenas de telefonia, mas nosso levantamento constatou somente 32. O relatório mostra ainda que todo o Estado tem 1.641 antenas, quantidade abaixo das 3.557 que seriam necessárias para atingir o padrão aceitável, de uma antena a cada mil habitantes. Quanto à qualidade, foi levantado que a Tim oferece 4G em 137 munícipios, a Claro em 108 e a Vivo em 107. Já a tecnologia 5G só está disponível em Cuiabá e Várzea Grande.

DA ASSESSORIA