Quinta-feira,28 Março 2024
Posto Smile 550×100
Prefeitura
Início Editorias Educação Sorriso: Inscrições para novas turmas do curso de Libras terão início na...

Sorriso: Inscrições para novas turmas do curso de Libras terão início na próxima semana

0
A partir do dia 5 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o módulo I

Quem quiser aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) terá mais uma oportunidade em 2020. Isso porque a partir da próxima quarta-feira (05) terá início o período de inscrições para interessados em participar da nova turma do módulo I do curso. Serão duas turmas com 30 vagas disponíveis em cada uma. As informações são da professora especialista em Libras e responsável pelas aulas, Ataíce Militão.

Conforme Ataíce, a partir do dia 5 os interessados no novo módulo I poderão realizar a pré-inscrição pelo link https://forms.gle/2aLPBJerAe2tUvH96. Para confirmar, será necessário que o candidato leve cópias do RG e CPF no Centro Municipal de Apoio à Inclusão de Educação Especial de Sorriso (Cemais), localizado na Avenida Mário Raiter, 491, próximo ao Shopping Popular no horário das 7h às 11h e das 13h às 17. Outra opção é enviar a documentação para o email librassorriso@gmail.com .

Em relação às aulas do módulo I a professora explica que serão ofertadas 60 vagas para iniciantes divididas em duas turmas: uma com aula às quintas-feiras das 17h30 às 19h30 e a outra das 19h30 às 21h30. A formação será realizada no Centro Municipal de Formação (Cemfor), que funciona na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.

Ataíce destaca que o módulo I é voltado tanto para a comunidade em geral, pais e familiares de surdos quanto para professores e demais profissionais que atuam ou queiram atuar com surdos. O curso terá início ainda em fevereiro com duração de 40 horas.

E para quem já concluiu o módulo I e deseja ingressar no módulo II, Ataíce frisa que também serão disponibilizadas 60 vagas divididas em duas turmas. Para o módulo II as aulas serão realizadas as segundas e quartas-feiras das 17h30 às 20h30. “No módulo II serão quatro meses de aulas com início em 2 de março totalizando 40 horas de curso, também no Cemfor”, explica.  A professora adianta que qualquer pessoa que tenha o certificado de conclusão do módulo I em Libras está apta a se inscrever. “Independente de ter realizado o curso em Sorriso ou outra cidade”, acrescenta.

Ataíce lembra que o link para as inscrições do módulo II será liberado nos próximos dias e funcionará do mesmo modo que o primeiro: o interessado deverá fazer a pré-inscrição pelo link e confirmá-la no Cemais ou pelo email librassorriso@gmail.com com o envio de cópia do RG e CPF.

Segundo a professora, “a expectativa é manter uma rotina de formação de intérpretes de Libras, inclusive com a continuidade de turmas mais avançadas tanto para o novo módulo I quanto para o módulo II”, salienta.  “Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas diretamente no Cemais ou ainda pelo 3544 8985 ou pelo email”, finaliza.

O curso de Libras é ofertado gratuitamente pela Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec).

DA ASSESSORIA/Claudia Lazarotto/Fotos: Ney Pinheiro e arquivo pessoal Ataíce Militão