Quinta-feira,28 Março 2024
Posto Smile 550×100
Prefeitura
Início Cidades Sorriso Sorriso imunizou com a vacina da Influenza 11,3% do público-alvo até o...

Sorriso imunizou com a vacina da Influenza 11,3% do público-alvo até o momento

0

Desde o dia 14 de abril, Sorriso tem ofertado a vacina contra a Influenza (gripe) em unidades de saúde específicas. Contudo, alerta o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, a procura pela vacina contra a gripe está baixa. De acordo com os dados disponibilizados no Portal Localiza SUS, até o momento o Município imunizou 2.888 pessoas que integram o primeiro grupo do público-alvo formado por integra crianças de seis meses até cinco anos completos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

Conforme o levantamento do próprio MS, o Município conta com 1.463 crianças de 5 anos de idade; 9.218 de seis meses à 5 anos; 1.514 gestantes; 249 puérperas e 1.854 trabalhadores da saúde; público-alvo da primeira etapa. Kátia pontua que é essencial que as pessoas que integram esse primeiro grupo procurem as Unidades Básicas de Saúde para a imunização. A meta é imunizar 25.548 sorrisenses até o fim de julho, divididos em três grupos elaborados pelo Ministério da Saúde; até o momento Sorriso imunizou 11,3% da estimativa total com a vacinação de 2.888 pessoas.

A vacina contra a gripe está sendo realizada nas Unidades de Saúde dos bairros São José, São Mateus, Jardim Amazonas, Jardim Primavera e Vila Bela/Industrial; especificamente estas unidades não estão realizando as vacinas de rotina durante o período. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de cadastro, pela manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas. Marchioro alerta que quem reside no perímetro urbano e necessita atualizar o calendário de vacinação, deve procurar uma das outras unidades com sala de vacina.

Além das cinco unidades da área urbana que estão atendendo exclusivamente com a vacinação contra a gripe, sem a realização das vacinas de rotina; as UBSs do Mário Raiter, Distritos de Boa Esperança e Primavera e Assentamento Jonas Pinheiro, também realizam a imunização. Estas, mantêm o atendimento do calendário de vacinas de rotina normalmente.

A enfermeira responsável pelo Setor de Imunizações do Município, Kátia Dal Prá, pontua que a vacinação iniciou pelas crianças e gestantes e não por idosos justamente para garantir a janela de intervalo mínimo entre a vacina da Covid-19 e a da gripe. “É fundamental que quem foi ou será vacinado contra o coronavírus nos próximos dias, respeite o intervalo mínimo de 14 dias para depois procurar a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe”, ressalta.

Integrando a segunda etapa, prevista para maio, estão os idosos (pessoas cima de 60 anos) e professores das redes pública e privada. Já a terceira etapa começa em 9 de junho, e atenderá pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs).

Claudia Lazarotto
Fotos: Adenilson Alexandre