Quinta-feira,28 Março 2024
Prefeitura
Posto Smile 550×100
Início Cidades Sorriso Sorriso: Implantação do Procon Digital é solicitada por parlamentar

Sorriso: Implantação do Procon Digital é solicitada por parlamentar

0

Tramitou durante sessão ordinária a indicação nº 346/2021do vereador Iago Mella ( Podemos), sugerindo a municipalidade a criação  do Procon Digital em Sorriso com objetivo  de modernizar o trâmite de processos, agilizar a solução das reclamações e tornar o órgão mais acessível ao usuário sendo  que esse Órgão é o primeiro instrumento que o consumidor procura para reclamar questões de consumo.

Segundo a matéria o Procon Digital, vai permitir que todo o trâmite dentro do órgão seja feito pela plataforma digital, desde a reclamação inicial, com a assinatura virtual do cidadão, até a resposta da empresa reclamada e a anexação de documentos.

O vereador explicou que com essa ferramenta as partes envolvidas só deverão comparecer ao Procon uma única vez, para a reunião de conciliação, se for o caso. Até mesmo o acordo firmado entre as partes será encaminhado para homologação via internet.  “O Procon Digital já é realidade em algumas cidades brasileira e está dando certo porque visa minimizar os obstáculos que o cidadão encontra para exercer a sua cidadania. O objetivo é de que essa ferramenta digital possa acelerar em 50% o andamento dos processos, além de gerar uma redução de cerca de 90% no uso de papel para cópias xerox e impressões gerando assim mais economia aos cofres públicos”, detalhou  Iago Mella.

A propositura foi enviada aos setores competentes da municipalidade para análise de implantação

Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Elielton Blasius/Internet