Início Cidades Sorriso Sorriso: GCM reforça ações educativas e orientativas em alusão ao Maio Amarelo

Sorriso: GCM reforça ações educativas e orientativas em alusão ao Maio Amarelo

0

DA ASSESSORIA

Abordagens foram estendidas para empresas, estacionamentos exclusivos de carretas e instituições de ensino do Município

Exemplar do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em uma mão, etilômetro na outra e respostas na ponta da língua para sanar as principais dúvidas dos condutores sorrisenses. Desde o início do mês, essa tem sido a rotina da Guarda Civil Municipal (GCM) que reforçou as ações educativas e orientativas da campanha Maio Amarelo 2024: “A paz no trânsito começa por você”.

Para atingir um número maior de pessoas, a corporação adotou uma abordagem diferente de anos anteriores. Ao invés de distribuírem panfletos em vias públicas, os agentes também estão percorrendo pátios de fazendas e postos de combustíveis, empresas, estacionamentos exclusivos para carretas, além de instituições públicas e privadas de ensino.

“A gente percebeu que as pessoas assimilam melhor quando a comunicação é presencial e verbal. Até mesmo porque o destino dos panfletos quase sempre é a sacola de lixo. Adotando essa metodologia de trabalho, temos a convicção de que estamos salvando vidas e, ao mesmo tempo, preservando o meio ambiente”, explica o coordenador da Guarda Civil Municipal, Marcio Pires.

Ainda de acordo com o coordenador, a programação é flexível e vem sendo elaborada conforme a demanda e o contingente operacional da corporação. As abordagens são realizadas sempre de forma conjunta, enquanto as palestras são ministradas pelo GCM Valdir Cordeiro.

“Inúmeros empresários e diretores de escolas estão solicitando as palestras orientativas, e na medida do possível estamos atendendo a todos. Isso é muito positivo, pois demonstra a preocupação dos gestores com a segurança e a qualidade de vida de seus colaboradores e alunos, respectivamente”, emenda.

E, por falar em programa, nessa semana o cronograma de visitas começou pela Fazenda Pirapó. Já nos dias 28, 29 e 30 será a vez dos estudantes da Escola Estadual 13 de Maio receberem instruções de como tornar o trânsito de Sorriso ainda mais seguro.

“As crianças e adolescentes exercem um papel fiscalizador muito importante. Se o filho estiver no carro e o pai infringir alguma lei de trânsito, desrespeitar as placas de sinalização ou ‘furar’ um sinal vermelho, certamente esse condutor será repreendido pelo carona. Além do mais, muito em breve será esse aluno que estará ao volante e a gente espera que ele mantenha essa mesma conscientização. É um trabalho ‘formiguinha’, uma iniciativa que surtirá resultados positivos à coletividade”, conclui Pires.

Sobre o movimento Maio Amarelo

Criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo.

No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar dispositivos voltados à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.