Início Editorias Educação Sorriso: Fiscais da Prefeitura participam de curso sobre contenção acústica

Sorriso: Fiscais da Prefeitura participam de curso sobre contenção acústica

0

Fiscais do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e Agentes Municipais de Trânsito, participam hoje (19) de um curso sobre contenção acústica e fiscalização no Centro de Eventos Ari José Riedi (Auditório Magessi). O curso é proferido pelo engenheiro civil João Alvarenga, especialista contenção acústicas. A formação será realizada durante todo o dia.

Pela manhã, Alvarenga abordou a ação perturbadora do som que pode ocorrer pelo próprio sistema auditivo de cada pessoa, pela fonte causadora e nível de concentração. O engenheiro também diferenciou materiais acústicos, aspectos das normas de acústica, exemplos de obras e noções de medições acústicas.

De acordo com a Norma Técnica da ABNT NBR 10151, há um cuidado especial para o som em período noturno que inicia depois das 22 horas e termina antes das 7 horas do dia seguinte. Caso o dia seguinte seja domingo ou feriado o término do período noturno se estende até as 9 horas.

A mesma recomendação da ABNT NBR 10151 recomenda que as medições de som devem ser feitas em pontos afastados aproximadamente 1,2 metro a 1,5 metro do piso e a menos dois metros do limite da propriedade e de quaisquer outras superfícies refletoras.

Ontem (18), o curso foi voltado para técnicos da área. O curso foi viabilizado por meio de parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos de Sorriso (Assenarts).

DA ASSESSORIA/CLAUDIA LAZAROTTO
FOTOS: CLEITON ISIDORO

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here