Início Cidades Mato Grosso Sorriso firma parceria para virtualização e carga dellivery de processos

Sorriso firma parceria para virtualização e carga dellivery de processos

0
Parceria entre o Fórum da Comarca de Sorriso (a 420 km ao norte de Cuiabá) e uma faculdade particular vai dar continuidade na virtualização de processos físicos e no serviço expresso de carga dellivery para advogados. O drive-thru, com a participação dos alunos do curso de Direito, vai funcionar nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 13h às 17h. Essa é mais uma iniciativa adotada pela unidade judiciária neste período em que os fóruns estão fechados em razão da pandemia da Covid-19.
A inovação tem sido palavra-chave em diversas ações do Poder Judiciário de Mato Grosso para que os trabalhos tenham seguimento e a prestação dos serviços da justiça seja efetiva, especialmente nos últimos meses, quando foi instituído o regime de teletrabalho.
Os alunos vão digitalizar os processos recebidos e encaminhar o arquivo em formato PDF, pelo Portal Eletrônico do Advogado (PEA), através dos coordenadores do curso e do Núcleo de Prática Jurídica da universidade. Depois, esse material vai ser migrado para o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Todos os procedimentos realizados pelos estudantes vão obedecer, além da Portaria Nº 55/2020-SOR, da Comarca, a Portaria-Conjunta nº 371/2020 PRES-CGJ, incluindo o uso de máscaras, bem como de todos os equipamentos de proteção individual (EPI’s) disponibilizados pelo Tribunal de Justiça e Diretoria do Fórum.
O juiz Érico de Almeida Duarte, diretor do Foro, diz que nesse momento em que os fóruns estão fechados é preciso usar criatividade para que os trabalhos não parem. “A parceria com a faculdade foi uma forma de continuar movimentando os processos, com os alunos sendo supervisionados pelos orientadores. Assim, todos saem ganhando, eles poderão ter contato com processos reais, utilizar essa experiência como aprendizado profissional, horas extras curriculares e é uma forma dos processos serem digitalizados, auxiliando o judiciário.”
Numa única tarde, o magistrado conta que foi realizada a carga de quase 500 processos, o que demonstra a adesão maciça dos advogados locais e agora, essa cooperação, veio pra somar. Ele reitera que sem a digitalização e essas parcerias, os autos físicos ficariam parados, em virtude do regime de teletrabalho. “Dessa forma conseguimos dar andamento aos processos em consonância com a portaria-conjunta da Presidência e Corregedoria, de forma célere e eficiente.”
Sobre o sistema drive-thru para carga de processos, o juiz reitera que foi uma forma encontrada para dar segurança, no que diz respeito à prevenção do contágio do novo coronavírus, tanto para os advogados quanto para os servidores.
Para o coordenador do curso de Direito da Unic-Sorriso, Renato Negrão Barbosa Júnior, a parceria firmada com o Fórum local é de extrema valia, especialmente pela integração dos alunos no período acadêmico, aliada à prática, já que eles poderão visualizar os processos, o trâmite e ainda vão ter carga horária extracurricular sendo certificados pelo Núcleo. “Desde o momento que eles estão iniciando sua carreira jurídica, seus conhecimentos, já poderem lidar com a prática e processos são de extrema relevância, prezamos muito por isso. Essa parceria é muito importante”, afirma.
Segundo o coordenador, com essa experiência, por meio da parceria, “os alunos estarão cientes que vão contribuir com a celeridade da justiça. O Poder Judiciário hoje, em virtude dessa circunstância pandêmica que vivemos, encontra algumas dificuldades no tocante aos processos físicos e essa proposta de digitalização vem para auxiliar, trazer mais celeridade para os processos, além da cooperação entre os envolvidos, facilitando para todo mundo, tanto para o fórum, como para os advogados e para os alunos que ganharão com conhecimentos práticos”, avalia.
Veja AQUI a Portaria nº 55/2020-SOR.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT