Início Cidades Sorriso Sorriso: Está aberto o pré-cadastro on-line para grávidas e puérperas

Sorriso: Está aberto o pré-cadastro on-line para grávidas e puérperas

0

Divididas entre a grande alegria de gerar um filho e preocupadas com as todas as alterações que a Covid-19 trouxe para esse momento. É dessa forma que as mulheres grávidas vivem a pandemia. E para acalmar um pouco os corações e dar uma forcinha a mais para quê tudo dê certo, nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde e Saneamento abriu o pré-cadastro online para a vacinação contra a Covid-19 para grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Segundo a estimativa do Estado, hoje Sorriso tem 1.763 mulheres que, ou estão gestantes ou no período do puerpério.

O relatório também pontua que 5.496 sorrisenses com mais de 18 anos apresentam alguma comorbidade para o SARS-COV-2; contudo, muito desse público já foi imunizado, pois conta com 60 anos ou mais. Há ainda, 1.772 pessoas também com mais de 18 anos que apresentam deficiências permanentes, desse público também já foram imunizadas várias pessoas acima de 60 anos.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, acrescenta que “nesta segunda iniciamos a imunização de quem tem comorbidades, então já abrimos o pré-cadastro para quem está ou carregando outra vida ou acabou de trazer ao mundo um pouco mais de alegria e esperança”, diz.

Para preencher o pré-cadastro, basta que gestantes e puérperas acessem o site www.sorriso.mt.gov.br, abam o link “Pré-cadastro” e inserão seus dados. No ato da imunização é necessário apresentar o cartão de gestante, comprovante de residência, cartão de vacina, documento com foto, e, ou CPF ou Cartão SUS.

Marchioro pontua que a inserção do nome no pré-cadastro não equivale a agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, explica. “Como avançamos com a vacinação dos idosos e demos o start para quem tem comorbidades, abrimos para mais um grupo para que possamos ir organizando a fila mesmo”, frisa.

O secretário destaca que conforme os cadastros forem recebidos, todos serão analisados pela equipe técnica para organizar a demanda. Além do pré-cadastro on-line, agentes comunitários de saúde também farão uma busca ativa de gestantes e puérperas em suas áreas de cobertura. Outra opção é que elas mesmas procurem a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências para a inserção do nome na lista. E quem ficou com dúvidas pode ligar no 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

O gestor da pasta destaca que a inclusão do novo grupo é uma recomendação do MS. “Estamos seguindo todas as orientações do Plano Nacional de Imunizações para garantir imunidade e prioridade aos grupos estabelecidos”, diz. “E recomendamos que quem foi imunizado deve continuar com todos os cuidados preventivos, pois a vacina não elimina o risco de contrair Covid-19 e sim, diminui a gravidade dos sintomas”, acrescenta.

Demais informações

  • Quem tem 60 anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose, deve ligar na Central 150 para realizar o agendamento.
  • A imunização para portadores de comorbidades, que teve início nesta manhã, também segue por ordem decrescente iniciando por quem é mais velho até chegar aos 18 anos.
  • Quem apresenta comorbidades e tem mais de 18 anos e ainda não realizou o pré-cadastro online, deve acessar o site da Prefeitura e preencher seus dados.
  • A imunização para quem tem comorbidades teve início por portadores de Síndrome de Down e pacientes que realizam hemodiálise, seguindo a Nota Técnica do MS.
  • Claudia Lazarotto
    Fotos: Arquivo Prefeitura