Início Cidades Sorriso Sorriso: Equipes percorrem a cidade para mitigar estragos provocados pela chuva deste...

Sorriso: Equipes percorrem a cidade para mitigar estragos provocados pela chuva deste domingo (25)

0

Servidores Prefeitura, Corpo de Bombeiros e brigadistas seguem com o trabalho de monitoramento de atingidos, limpeza e retirada de árvores
Uma força-tarefa segue percorrendo a cidade para mitigar os estragos provocados pela chuva do fim da tarde deste domingo (25 de setembro). O trabalho teve início logo após a chuvarada e o grupo conta com representante da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp); da Secretaria de Assistência Social (Semas); da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), da Guarda Municipal de Trânsito (GM), que integram a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep); do Corpo de Bombeiros; e brigadistas.

O coordenador da Compdec, Alberto dos Santos, destaca que o foco é atender as ocorrências, para, a partir de então, fazer um balanço dos estragos. “Ainda não temos a quantidade de atingidos, estamos listando as solicitações e vamos visitar aqueles que ainda não visitamos”, informa, acrescentando que alguns moradores estão desalojados, porém não estão desabrigados. “Dormiram em casa de amigos ou parentes e voltam agora de manhã para casa para verificar os estragos”, adiantou.

Servidores da Secretaria de Assistência Social (Semas) estão igualmente “a postos” desde ontem, quando os primeiros estragos foram registrados. “Estamos à disposição para ajudar as famílias dentro de suas necessidades”, informa a primeira-dama de Sorriso e titular da Semas, Jucélia Ferro. Quem quiser fazer doações de roupas, calçados, colchões, móveis, ou eletrodomésticos, pode levar até o Armazém Social, que fica na Rua Tangará, n.º 64, São Domingos. Também é possível entrar em contato pelo 3544 8800 para agendar a retirada de doações.

De acordo com dados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), a estação meteorológica do campus, localizada no Bairro Santa Clara, registrou ventos de até 48 km/h e 15,66 mm de chuva.

Entre os prédios que sofreram avarias por conta da intempérie, estão o quartel do Corpo de Bombeiros, na região Central, e a edificação que abriga a Ciretran, na Zona Leste de Sorriso. Duas unidades escolares: o Cemeis Flor do Amanhã e a escola que leva o mesmo nome, também localizadas na Zona Leste, foram também afetadas pelo temporal e não terão aula nesta segunda-feira. No prédio da Ciretran, também não haverá expediente, informou Alberto.

Além de destelhamentos, avarias em estruturas metálicas e outras ocorrências em edificações, a combinação de chuva com vento resultou ainda em muitos galhos e árvores quebradas, que, em vários pontos, romperam cabos de energia elétrica, telefonia e internet. A concessionária Energisa iniciou os trabalhos assim que a chuva cedeu.

Em caso de novas ocorrências desta natureza, a orientação é que, se necessário, além do 199, o número da Defesa Civil, a população entre em contato pelo 153, o telefone da Guarda Municipal, que funciona nas 24 horas do dia e mantém contato direto com a Compdec. Outros números disponibilizados pela Prefeitura são o 3544 3563, que é o número fixo da Semsep; e o (66) 99668 2062, que é o telefone de plantão da Compdec.

Estradas Vicinais

Equipes da Secretaria de Transportes (Semtra) também atuam para garantir que o “ir e vir tranquilo” seja mantido nos quase 2 mil km de estradas vicinais de Sorriso. Ainda na semana passada, a Compdec levantou a situação de pontes para garantir a trafegabilidade segura da malha vicinal no período das águas, assim como nos períodos de seca.

DA ASSESSORIA