Início Editorias Polícia Sorriso: Entidades buscam fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a...

Sorriso: Entidades buscam fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher

0

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. De acordo com dados das Organizações das Nações Unidas (ONU), 7 em cada 10 mulheres vão sofrer violência ao longo de suas vidas.

A Administração Municipal de Sorriso está engajada na campanha mundial pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoverá diversas ações na tentativa de mobilizar a sociedade na prevenção e na eliminação de todas as formas de violência e apresentar os serviços ofertados a mulher vítima de violência no Município.

Com a temática “Você é capaz de se transformar”, a campanha traz a figura da borboleta como símbolo de liberdade da mulher, da capacidade de sair do casulo e se transformar. No dia 25, todos os funcionários da Semas usarão camisetas da campanha e as unidades estão sendo decoradas com o tema.  

Rede de enfrentamento

A Secretaria de Assistência Social oferece atendimento especializado às mulheres vítimas de violência por meio de uma rede de enfrentamento, que vai desde o atendimento pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), até o acolhimento na Casa Abrigo da Mulher.

Além da Semas, fazem parte desta rede as polícias Civil e Militar, Poder Judiciário, OAB, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). As entidades, juntas, oferecem todo o suporte necessário às mulheres vítimas de violência.

No dia 18 de novembro acontecerá o primeiro encontro de fortalecimento da rede, em que todas as entidades apresentarão o papel que desempenham, no sentido de fortalecer o trabalho. “São muitas pessoas se doando para que as mulheres vítimas de violência tenham o suporte necessário. Esse alinhamento é muito importante para que a rede se fortaleça cada vez mais e a sociedade esteja a par do trabalho que é realizado”, diz a gestora da Assistência Social, Jucélia Ferro.

De acordo com a coordenadora da Atenção Especial, Maristela Zanatta, a proposta é que todos os envolvidos no processo conheçam o trabalho de cada entidade. “Será uma troca que possibilitará que todos entendam como é feito o acolhimento e encaminhamento dessas vítimas, a atuação da Patrulha Maria da Penha, entre outros serviços ofertados, com o intuito de fortalecer o grupo”, explica.  

 “Esse primeiro encontro será muito importante, porque juntos construiremos uma rede mais forte e atuante. A rede tem muito a oferecer e muito para se fortalecer com a atuação de todas as entidades envolvidas”, garante a assistente social do Creas, Marcia Milesi. “Foi pensando no empoderamento das mulheres que criamos essa campanha, porque vítima ela já é e nós precisamos mostrar uma outra perspectiva de vida”, complementa.

“A partir do momento em que todos tiverem conhecimento da atuação de cada entidade envolvida, o atendimento às mulheres vítimas de algum tipo de violência se tornará mais ágil e eficaz”, frisa a psicóloga do Creas, Andrea Jascowski.

O encontro do dia 18 será na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das 13h30 às 17 horas.

A campanha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres terá programação também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Distrito de Primavera.

Formas de denunciar 

Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados, de maneira sigilosa, pelo 180. O telefone corresponde à Central de Atendimento à Mulher e recebe denúncias, fornece orientação sobre direitos e legislação vigente, além de reclamações sobre serviços da rede de atendimento à mulher. A mulher que estiver sendo vítima de agressões também pode, e deve, pedir socorro pelo 190, para que seja imediatamente atendida pela Polícia Militar. Já na delegacia de Polícia Civil está instalado o Núcleo da Mulher, voltado para o atendimento de vítimas de violência doméstica ou sexual.

Texto: Fabiola OstFotos: Divulgação