PREFEITURA  DE  SORRISO
Posto Smile 550×100
Início Geral Sorriso: Emenda federal garante reforma da UPA

Sorriso: Emenda federal garante reforma da UPA

0
Recurso no valor de R$ 330 mil foi viabilizado pelo senador Wellington Fagundes

Um convênio para a realização de reforma na cobertura da Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichikava (UPA) foi assinado ontem (22) pelo prefeito Ari Lafin e a supervisora de filial da Caixa Econômica Federal (CEF), Alane Brisot. No valor de R$ 330 mil, o convenio prevê a realização de manutenção e reparos na cobertura de danos causados pelas infiltrações que acabaram danificando o forro e a pintura das áreas sem laje da Unidade. Conforme Ari, com a garantia do recurso viabilizado pela CEF, o Departamento de Engenharia da Secretaria de Cidade trabalha agora na elaboração do projeto.

Na conversa com Alane, o prefeito destacou que a UPA é referência para cerca de 90 mil habitantes do município, realizando em média 350 atendimentos diários. “Porém, em alguns períodos com maior índice de procura já registramos mais de 450 atendimentos/dia”, explica.  “O nosso objetivo com a reforma é propiciar mais conforto e segurança tanto para quem trabalha na unidade quanto para os usuários. Além disso, há a questão da durabilidade do prédio que necessita de manutenção e reparos constantes”, destaca.

Inaugurada e em funcionamento desde novembro de 2012, a UPA atualmente é referência para o Corpo de Bombeiros, além das 23 unidades de Programas de Saúde da Família (PSF) que integram a rede de atenção básica do município e também para a rede de atenção especializada como o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e o Centro de Reabilitação (CRR).

Durante a reunião, Ari ressaltou que a Administração Municipal tem buscado dar um olhar especial para a área da saúde. “Em 2019 concluímos a reforma e ampliação dos PSF’s Vila Bela, São Domingos, São Mateus e Nova Aliança e estamos trabalhando para concluir o PSF do Rota do Sol. Nosso olhar é voltado para o bem estar da nossa população”, salienta.

O prefeito também aproveitou para agradecer a supervisora da CEF por ter se deslocado de Cuiabá à Sorriso para a assinatura. “Queremos agradecer aos funcionários da CEF pelo atendimento que temos recebido. E em especial ao senador Wellington Fagundes, pois esse valor é uma emenda viabilizada por ele para Sorriso”, acrescenta.

Ari agradeceu ainda o empenho da deputada estadual Janaina Riva, do secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro e dos vereadores Cláudio Oliveira e Leandro Damiani. Conforme o prefeito, a união de esforços resultou na viabilização desse recurso essencial ao município. Os documentos assinados ontem seguem agora para Brasília para a efetivação do convênio e posterior liberação do recurso.

DA ASSESSORIA/Claudia Lazarotto/Fotos: Cleiton Isidoro