Início Cidades Sorriso Sorriso: Em tempos de “fique em casa”, aumentam denúncias de perturbação do...

Sorriso: Em tempos de “fique em casa”, aumentam denúncias de perturbação do sossego

0

Mais de 130 ocorrências de perturbação de sossego foram registradas pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT) das 18 horas de sexta-feira (6) até as 6 horas de hoje (8). Em dois casos, a situação chegou a evoluir para a apreensão de aparelho de som e prisão do proprietário.

Coordenador da GMT, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Márcio Pires explica que a perturbação do sossego está sempre acompanhada de outra questão problemática em tempos de pandemia da Covid-19, que são as aglomerações.

Em 2020, foram registradas 4.242 ocorrências desta natureza pela GMT, sendo que os meses recordistas em chamados foram julho, com 537 ocorrências; agosto, com 533; e abril, com 463. O horário em que a GMT mais registrou ocorrências foi das 22h à meia-noite.

Mas engana-se quem pensa que tem horário que é liberado o som alto. A regra do “o som não pode passar dos limites do muro” segue vigente nas 24 horas do dia, todos os dias da semana. O telefone para denunciar ocorrências de perturbação do sossego é o 153, que funciona 24 horas.

“Pedimos a compreensão das pessoas porque não conseguimos atender 100% das ocorrências, visto que ações em que o flagrado com som alto se recusa a colaborar e a situação acaba evoluindo para prisão demandam muito tempo da equipe de plantão”, explica.

O atendimento a este tipo de ocorrência é feito de forma integrada entre a GMT, a Polícia Militar (PM) e o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que assim como a GMT, também faz parte da Prefeitura de Sorriso.

Texto: Nádia Mastella