Camara
PREFEITURA  DE  SORRISO
Posto Smile 550×100
Início Cidades Sorriso Sorriso: Em menos de dois meses, Hospital de Campanha Municipal realizou quase...

Sorriso: Em menos de dois meses, Hospital de Campanha Municipal realizou quase 10 mil atendimentos

0

Em 51 dias de atendimento – 1º de janeiro a 20 de fevereiro, o Hospital de Campanha Municipal de Sorriso atendeu 9.539 pacientes. Desse total de pessoas que buscaram atendimento, 6.127 realizaram algum tipo de exames, seja ou teste rápido ou swab nasal, o período também contabilizou 206 internações e 595 atendimentos realizados por fisioterapeutas. As informações foram repassadas nesta manhã (22), pelo secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, na reunião semanal de enfrentamento à Covid-19 que contou com a participação do Executivo e de várias instituições do município.

O secretário adjunto da pasta, Devanil Barbosa, aponta ainda que o HCM também está realizando o levantamento de crianças e adolescentes que foram atendidos no espaço. “Nesse levantamento, buscamos os atendimentos realizados desde o dia 1º de dezembro a 21 de fevereiro e contabilizamos 87 crianças positivadas”, explica. No período do recesso escolar, de 1º de dezembro a 7 de fevereiro, o HCM atendeu 74 crianças e adolescentes positivos e desde o início das aulas em 8 de fevereiro até ontem, 21 de fevereiro, são 13 crianças e adolescentes com exames positivos. “Estamos realizando esse acompanhamento por faixa etária e buscando se são estudantes ou não para que possamos ter dados efetivos no acompanhamento do retorno às aulas”, destaca Devanil.

“Se analisarmos os dados, são praticamente 10 mil atendimentos em menos de dois meses, isso demonstra que a população está nos ouvindo e buscando por auxílio ao sentir os primeiros sintomas”, destaca o gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro. “Estamos há dias ressaltando a importância do tratamento precoce e que estamos preparados com equipe profissional, equipamentos e medicamentos para atuar precocemente”, frisa.

A recomendação de Marchioro para quem apresentar sintomas é buscar o Hospital de Campanha Municipal. O HCM está aberto 24 horas e conta com três equipes médicas trabalhando diuturnamente. A unidade (HCM) dispõem de 15 leitos com oferta de oxigênio medicinal com reservatório próprio com capacidade para 30 mil metros cúbicos; 19 respiradores também estão à disposição na estrutura, cinco deles de última geração e de UTI. Há ainda, 19 cápsulas Vanessa distribuídas entre o HC e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, equipamentos como o BiPAP; uma sala de raio-X, a Central de Coletas de Exames para suspeitos de Covid-19 e o serviço de fisioterapia disponível para pacientes internados e fisioterapia cardiopulmonar para os pós Covid.

Além da atual estrutura, caso for necessário é possível ampliar o atendimento com a oferta de mais nove leitos; o município dispõe ainda de cinco leitos de estabilização instalados na UPA. Quando há necessidade de exames especializados, como de tomografia, o município tem arcado com os custos em clínicas particulares.

O prefeito Ari Lafin, orienta que além do HCM, o município conta ainda com a UPA que também fica aberta 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

Na reunião de hoje, que contou com a participação de representantes da ACES, CDL, Sindicato Rural e Conselho Evangélico, a equipe técnica destacou a necessidade de a população continuar com as medidas preventivas, como o uso da máscara, do álcool 70º e da necessidade de evitar aglomerações.

Claudia Lazarotto
Fotos: Reginaldo de Souza