Posto Smile 550×100
Camara
PREFEITURA  DE  SORRISO
Início Cidades Sorriso Sorriso: Ecopontos devem receber somente recicláveis

Sorriso: Ecopontos devem receber somente recicláveis

0

O que você faz com os resíduos gerados na sua casa? Você sabe que muita coisa pode ser reaproveitada, voltar pra indústria e ganhar vida nova, né? Pois é, mas para que este processo do “nem tudo é lixo” dê certo, a participação de cada pessoa é indispensável.

Por meio do Eco Sorriso, o Município segue alavancando ações com foco na sustentabilidade:      coleta seletiva de recicláveis porta a porta em alguns bairros; coleta de resíduos sólidos oito vezes por ano em cada setor da cidade; três ecopontos para a destinação de recicláveis e 35 pontos para coleta de óleo de cozinha usado.

Pois bem: um pouquinho de atenção e um cadinho de boa de vontade são necessárias para que a receita de sustentabilidade dê certo. Frequentemente, a equipe do Eco Sorriso se depara com os ecopontos, principalmente o do Villa Romana, repletos de itens que não poderiam estar lá.

Fogão velho, resto de armário, madeira… nada disso pode ir pro ecoponto. São itens que devem ser dispostos para a coleta de resíduos sólidos, que a Prefeitura disponibiliza oito vezes por ano, de acordo com um calendário específico. Caso a necessidade de se desfazer destes itens seja imediata, então é só levar até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).

“Temos que ter consciência que este projeto pioneiro precisa dar certo e no ecoponto só devem ser depositados os recicláveis mesmo, evitando transtornos para as cooperativas que vendem estes produtos”, destaca o presidente do Villa Romana, Gustavo Galvagni.

Assim como o líder comunitário, a coordenadora do Eco Sorriso, Sabrina Meneghelo, engrossa o coro pedindo atenção. Assim como no ecoponto do Villa Romana, nos ecopontos da Escola Municipal Flor do Amanhã (Bairro Industrial) e também do Cemeis Caminhos do Saber (Jardim Primavera), só podem ser colocados os seguintes itens: embalagens de plástico, papel, papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, embalagens tetra pak ( caixinhas de suco e leite), e vidro. Ah, só reforçando: todos os recicláveis devem estar sem resto de alimentos, e, no caso, do vidro, deve ser colocado com cuidado para evitar acidentes na coleta.

Arrumou o jardim, cortou a grama, podou as árvores, deixou tudo bem limpinho? Então tem que seguir com o processo da forma correta: levar até o DMEG, que fica na saída para Ipiranga do Norte, ao lado da Cearpa. No calendário de coletas, somente aquelas folhas que são resultado varrição do quintal, ok?

Restou alguma dúvida? Quer fazer uma denúncia? É só ligar no 3544 1727 e o 99677 8783.

Texto: Nádia Mastella