Início Cidades Sorriso Sorriso e mais 37 cidades recebem alerta para risco de temporal

Sorriso e mais 37 cidades recebem alerta para risco de temporal

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo amarelo de perigo de chuvas intensas em 38 cidades de Mato Grosso nesta terça-feira (14).

Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas com volume total de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

A chuva deve ser acompanhada de vento intenso, entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Os municípios com alerta amarelo são:

Alta Floresta

Apiacás

Aripuanã

Brasnorte

Carlinda

Castanheira

Cláudia

Colíder

Colniza

Cotriguaçu

Guarantã do Norte

Ipiranga do Norte

Itanhangá

Itaúba

Juara

Juína

Juruena

Matupá

Nova Bandeirantes

Nova Canaã do Norte

Nova Guarita

Nova Maringá

Nova Monte Verde

Nova Santa Helena

Novo Horizonte do Norte

Novo Mundo

Paranaíta

Peixoto de Azevedo

Porto dos Gaúchos

Rondolândia

Santa Carmem

Sapezal

Sinop

Sorriso

Tabaporã

Tapurah

Terra Nova do Norte

Vera

Com o alerta amarelo, o órgão alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Para evitar transtornos, a orientação do Inmet é que aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados.

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, por causa do risco de queda e descargas elétricas. Motoristas devem evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Temporais em MT

Na semana passada, um temporal causou estragos em Juína, no norte do estado. A chuva com vento que durou cerca de meia hora destelhou várias casas, serrarias, órgãos públicos, e o Lar dos Idosos do município. Também derrubou árvores e postes de energia.

O prédio da secretaria de Educação teve destelhamento no setor de arquivos e na varanda, mas não houve danos aos documentos.

No domingo (12) a chuva provocou a queda de pelo menos três árvores, sendo duas em Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana, e causou ainda danos na estrutura na igreja matriz da paróquia Nossa Senhora da Guadalupe, no bairro Morada do Sol, na capital.

Os registros foram nos bairros Ribeirão do Lipa e Altos da Boa Vista, em Cuiabá, e 23 de Setembro, em Várzea Grande.

Uma tempestade acompanhada de ventos fortes também gerou danos a uma linha de transmissão de energia ao longo da MT-343, na região do município de Denise.

Equipes da Energisa de toda a região e Cuiabá trabalhavam para reestabelecer o fornecimento, que foi retomado ainda no mesmo dia. Mais de 22 mil consumidores foram afetados.

O vendaval derrubou estruturas que fazem essa transmissão de energia, afetando cidades de Nova Olímpia e Barra do Bugres.

Ainda, devido aos fortes ventos, na região de Assari, houve queda de mais seis postes de energia, o que comprometeu ainda mais a possibilidade de remanejamento das cargas.

Folha Max