Não sei se você sabia, mas pode destinar parte do seu Imposto de Renda para garantir um futuro melhor para crianças, adolescentes e idosos. Isso mesmo! No ato da declaração do IRPF 2023 é possível destinar uma parte do seu imposto devido aos Fundos Especiais de amparo social controlados pelos Conselhos e fiscalizados pelo Ministério Público.
Em Sorriso, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) está desenvolvendo a campanha ‘Imposto Solidário’ para a destinação do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Para a doação, os dados do Fundo devem constar no material informativo:
Agência: 1917-8
Conta Corrente: 12920-8
Banco: 001
Pessoas físicas podem destinar até 6% do seu imposto de renda devido, sendo até 3% do imposto devido para fundos ligados ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e mais 3% para fundos de apoio aos Conselhos do Idoso. Já as empresas podem destinar até 1% do seu imposto de renda sobre o lucro real.
As doações efetuadas por meio da destinação do Imposto de Renda são uma das principais formas de captação de recursos, que devem ser aplicados, exclusivamente, nos programas e ações de proteção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, e da pessoa idosa.
Então, que tal realocar o recurso que iria para a União em projeto que atenda aos idosos do município por meio da doação do seu IR? A Secretaria Municipal de Assistência Social apóia essa campanha.
“Nós incentivamos as ações voltadas para a garantia dos direitos dos idosos. Essa campanha é uma efetiva ação de cidadania que pode interferir direta e positivamente na realidade social de muitos idosos de nossa cidade. Portanto, faça sua doação!”, frisa a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.
Texto: Decom com informações da Receita Federal do Brasil