Início Cidades Sorriso Sorriso desobriga uso de máscaras em ambiente de saúde

Sorriso desobriga uso de máscaras em ambiente de saúde

0

Decreto que desobriga o uso de máscaras passa a valer nesta sexta-feira

Revogada, na manhã desta sexta-feira (14), o Decreto Municipal nº 732, de 27 de junho de 2022, que obrigava o uso de máscara de proteção facial cobrindo nariz e boca todos os locais destinados à prestação dos serviços de saúde, tanto público como privado, no município de Sorriso.

O novo Decreto Nº 770, de 13 de outubro de 2022, leva em consideração as melhorias nos indicadores da queda da pandemia a nível nacional. Em Sorriso, os índices de vacinação estão assim: 1ª dose 78.991; 2ª 65.965; dose única 2.600; dose reforço 20.306; 2ª dose reforço 3.933; dose adicional 898, totalizando 172.693 doses aplicadas. “Atualmente, há apenas um caso ativo de Covid-19,  O paciente já saiu do isolamento e passa bem”, informa Taynna Vacaro, Coordenadora da Vigilância em Saúde.

O secretário de Saúde lembra que mesmo com a revogação, é necessário manter as medidas consideradas importantes para cuidar da saúde dentre elas: a higienização das mãos; o uso de álcool a 70% (setenta por cento); evitar aglomerações e manter o distanciamento social; evitar locais fechados e com pouca circulação de ar. “Orientamos ainda que em caso de qualquer sintoma gripal, para seu cuidado e da população ao seu redor, use máscaras. Registramos, ainda, um aumento considerável no número de vacinação; Isso afasta, ainda mais, o risco de novos casos”, destaca Silvio.

A secretaria municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) segue com o monitoramento dos casos da Covid-19, por meio de análises epidemiológicas, podendo elaborar novas recomendações, bem como as diretrizes emanadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.

DA ASSESSORIA