Posto Smile 550×100
Camara
Início Editorias Polícia Sorriso: Departamento de Cultura recebe novos equipamentos para as oficinas de música

Sorriso: Departamento de Cultura recebe novos equipamentos para as oficinas de música

0

Sabe a alegria de acertar as primeiras notas musicais, de perceber que uma sequência de sons se converte naquela música que você adora? Pois é, além do prazer que a música proporciona, aprender a cantar ou tocar um instrumento também aumenta a capacidade de memorização, melhora as habilidades de gestão do tempo, a coordenação motora, habilidades matemáticas, dentre uma série de outros benefícios.

Para estimular ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido nas oficinas de artes ofertadas pelo Departamento de Cultura, a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), adquiriu uma série de equipamentos musicais que já começaram a ser entregues e devem chegar às mãos dos alunos já nas próximas aulas.

Com um investimento de cerca de R$ 40 mil, foram adquiridos 22 violões acústicos, quatro pares de pratos, seis bombos, quatro caixas tenor, dois sexto – tom, seis liras, 10 esteiras para caixa de bateria, 10 pares de baquetas para surdo, 10 maçanetas para bumbo, 10 baquetas para bateria e oito baquetas 2B.

Atualmente, cerca de 220 crianças e adolescentes do município participam das aulas de música, ministradas no Centro de Eventos Ari José Riedi (sede do Departamento de Cultura), no Centro de Musicalização do bairro São Domingos, na Escola Municipal Flor do Amanhã, no Residencial Mário Raiter e no Distrito de Boa Esperança. Atualmente, as opções para os amantes da música são canto e violão, instrumentos de sopro, e percussão (fanfarra). Para 2020, também serão oferecidas aulas de teclado.  Os instrumentos já foram adquiridos e devem chegar nos próximos meses.

Além das aulas de música, também são ofertadas aulas de balé, desenho e pintura, dança de rua, teatro, e dança regional.  Para facilitar o acesso, as aulas para os quase mil alunos que participam das atividades estão sendo ministradas em vários pontos do município: no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Sorriso Mestiço | Dorival Brandão, no Centro de Musicalização do bairro São Domingos, na Indústria do Conhecimento (Biblioteca Sesi), no Cemeis Aquarela do Saber (Residencial Mário Raiter), na Escola Estadual Arlete Maria Capellari,  nas Escolas Municipais Flor do Amanhã e Gente Sabida;  na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e na Escola Municipal do Distrito de Boa Esperança.

“É inegável a influência positiva da arte no processo educativo, por isso, nosso trabalho é intenso no sentido não só de ampliar o acesso às oficinas, mas também de fornecer os equipamentos necessários para a que as aulas proporcionem aos aprendizes todos os benefícios da música”, destaca a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Korbes Drechsler.

DA ASSESSORIA/Nádia Mastella