Início Cidades Sorriso Sorriso: Compdec ganha sede própria

Sorriso: Compdec ganha sede própria

0

O branco que simboliza a paz; o azul que representa a tranquilidade, o equilíbrio e a serenidade; e o laranja, que traduz calor humano e solidariedade. Quem passa pela Praça das Fontes, já observou que, aquele prédio bem ao ladinho do Ginásio Domingão foi totalmente revitalizado e as cores e símbolos da Defesa Civil passaram a compor a paisagem.

A sede própria da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Sorriso será oficialmente inaugurada na segunda-feira (10), às 11 horas, como parte da celebração pelos 35 anos de emancipação política e administrativa de Sorriso.  Como medida para evitar novos casos de Covid-19, o evento será restrito às autoridades ligadas à instituição, sem a presença de público, evitando assim aglomerações.

A transformação do antigo prédio na sede da instituição que simboliza segurança, estabilidade e bem-estar, foi toda conduzida pela equipe do Programa Revitalização, composto por servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

 

A Compdec, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), foi criada pela Lei n.º 2.697, de 14 de março de 2017, tem como atribuições conhecer e identificar riscos de desastres no Município, permitindo, que, desta maneira, seja possível enfrentar estas situações por meio da elaboração de planos específicos.

Responsável pela Compdec, Fábio dos Santos destaca que nestes primeiros meses do ano, a instituição já respondeu pelo atendimento de 195 ocorrências. Entre as ações de destaque do órgão, a articulação para que a situação de emergência de Sorriso, provocada pela chuvarada no início do ano, fosse reconhecida nas esferas estadual e federal. Além de orientar e conduzir estes trabalhos em Sorriso, a Compdec também prestou auxílio a municípios vizinhos que enfrentavam a mesma situação.

Outra área de atuação da instituição é a articulação junto a órgãos de fiscalização para que Sorriso seja fiel depositário de maquinários e veículos apreendidos em operações, o que permite que estes equipamentos possam ser utilizados enquanto o processo se desenrola. “É mais uma oportunidade de ajudar o próximo sem que o próximo saiba, e estamos, passo a passo, buscando junto aos demais órgãos públicos afinar as parcerias”, destaca Fábio.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a sede própria, além de aproximar o órgão ainda mais da comunidade, também vai proporcionar melhores condições de trabalho à equipe da Compdec. “Dentro do possível, sempre com foco na economicidade, estamos buscando manter nossos prédios públicos em condições agradáveis para o pleno atendimento ao cidadão e o bom desempenho do trabalho de nossos servidores”, comenta.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e também pelo 99685 6593.

Texto: Nádia Mastella