Início Cidades Sorriso Sorriso: Começam as gravações do “Minhocão do Pari: A Origem da Lenda”

Sorriso: Começam as gravações do “Minhocão do Pari: A Origem da Lenda”

0

O cineasta Salles Fernandes apresenta a história de como surgiu o minhocão

A produtora Artimagem, com sede em Sorriso, deu início às gravações do curta-metragem “O Minhocão do Pari: a Origem da Lenda”. Foram gravadas as primeiras cenas, que não são do início do filme que será filmado em etapas.
As imagens mostram a família Pari, protagonista da história.

A atriz Etiane Haamann é a Maria Taquara, uma das personagens do filme. Para criar seu papel, ela estudou bastante a história da Maria que viveu em Cuiabá na década de 40.

O apelido veio devido à altura e magreza. Vivia de lavar roupas para algumas famílias e ficou famosa, porque era muito corajosa e desafiava os padrões sociais da época.

Bárbara Hoffmann, outra atriz experiente e bastante respeitada no meio artístico, interpretará Ana Pari, a mãe da Maria Taquara.

Uma das lendas mais conhecidas em Cuiabá, o “Minhocão do Pari” aterrorizou ribeirinhos que acreditavam que uma cobra gigante vivia nas profundezas do Rio Cuiabá e, vez ou outra, virava barcos para devorar os pescadores, levantava grandes ondas e desmoronava barrancos dos rios.

A lenda teria surgido após o padre Ernesto comprar um grande terreno, em 1880. Os moradores mais antigos das terras de padre Ernesto, dizem que o Minhocão do Pari desapareceu da região durante a grande enchente de 1974.
Reza uma das mais famosas lendas cuiabanas que não se pode reformar ou restaurar a igreja matriz de Cuiabá, já que o minhocão se encontra preso pelos fios do cabelo de Nossa Senhora.

O cineasta Salles Fernandes traz, através do curta metragem, Minhocão do Pari: a origem da lenda, uma visão dele! A sua história de como surgiu o minhocão.