Início Cidades Sorriso Sorriso: Com quase 1,5 mil atendimentos em três dias, Município abre extensão...

Sorriso: Com quase 1,5 mil atendimentos em três dias, Município abre extensão da UPA

0

Devido ao alto volume de atendimentos, ontem, 20 de março, a Secretaria de Saúde abriu uma extensão da UPA Sara Akemi Ichicava na estrutura do PSF Central. Com uma equipe própria, o espaço de apoio atende das 18 às 24 horas (meia-noite).

O gestor da pasta da Saúde, Luis Fábio Marchioro, frisa que de sábado até ontem, a UPA registrou 1.233 atendimentos. “Com a busca em alta abrimos essa extensão; nosso compromisso é não deixar ninguém sem atendimento; em algumas situações a espera pode ser maior, mas não vamos deixar ninguém sem atendimento”, reforça o secretário.

Somados aos atendimentos realizados pelo PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, no sábado, domingo e segunda, o Município registrou 1.449 procuras pelos serviços de saúde. E, somando os números da última sexta-feira, 17 de março, registrados no PSF Santa Clara, o número sobe para 1.496 atendimentos.

“Observamos uma busca muito grande e que vem reproduzindo o quadro da semana passada quando em três dias (13, 14 e 15 de março), somente a UPA ultrapassou os 1,2 mil atendimentos”, explica Luis Fábio. Entre os principais atendimentos estão pacientes com sintomas respiratórios.

 “Para dar conta de todo o volume nós intensificamos a equipe da UPA; desde segunda-feira passada, dia 13 de março, reforçamos a equipe clínica com seis médicos atendendo por período e ontem abrimos a extensão no PSF Central”, diz.

 Luis Fábio pontua que dentre o total de atendimentos, cerca de 70% são de situações de baixa complexidade. Dentre os registros de emergência que envolvem acidentados, pessoas em paradas cardíacas e demais situações de risco de vida, foram 116 registros durante os três dias. Estas são situações extremas em que os pacientes chegam com risco de vida iminente e o atendimento precisa ser ágil e rápido.

Segundo o secretário, atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação de toda a equipe, o que faz com que as situações de baixa complexidade acabam tendo que aguardar mais tempo para ser atendidas. E para evitar filas e esperas, a recomendação da equipe da saúde é que quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou necessite trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de sua casa para agilizar o seu próprio atendimento. O gestor frisa que hoje o Município conta com 100% de cobertura de PSFs.

“Pedimos esse auxílio da população, de buscar apoio nos PSFs em casos menos graves”, reforça Luis Fábio. “Hoje, por exemplo, além de todo o atendimento de rotina, a nossa UPA está com 22 pacientes internados aguardando vagas para hospitais, que, de acordo com a regulação do Estado também estão com leitos lotados”, explica. E enquanto a vaga não surge, cada paciente é cuidado com dedicação e carinho pela equipe da UPA. “Temos equipe de enfermagem, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, médico, nutricionista, todos acompanhando cada paciente internado; nossa equipe também está comprometida em atualizar e dar atenção aos familiares de cada um”, acrescenta.

Contudo, reforça o gestor, sempre que o atendimento envolver situações de emergência/urgência, o recomendado é correr para a UPA. “Nesses casos, a equipe prioriza emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade, o que, reforçamos mais uma vez, requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, completa.

Veja o funcionamento de cada espaço

O PSF Novos Campos, a Upinha da Zola Leste, atende de forma estendida, de segunda à sexta-feira das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte. E das 7 da manhã às 19 horas aos sábados e domingos. Já o PSF do Santa Clara atende com horário estendido das 18 horas à meia-noite. E vale lembrar que ambos atendem normalmente como PSFs durante o dia.

E a UPA Sara Akemi Ichicava você já sabe: funciona 24 horas.

DA ASSESSORIA