Início Geral sorriso: Cerca de 300 pessoas acompanham a vitrine tecnológica e as estações...

sorriso: Cerca de 300 pessoas acompanham a vitrine tecnológica e as estações de trabalho no Jonas Pinheiro

0

Discutir o potencial e novas possibilidades para a agricultura familiar. Essa é a meta do 2º Dia de Campo que debate a “Fruticultura perene, consórcios e piscicultura”. O evento iniciou ontem (09), com palestra do engenheiro agrônomo e mestre em Extensão Rural de Petrolina/PE, José Batista da Gama.

Gama destacou que Sorriso e região apresentam elevado potencial para o desenvolvimento da fruticultura irrigada. “Ao analisar a região, temos aqui um grande potencial humano da agricultura familiar sediado nos assentamentos. Temos solo, famílias, agua do subsolo e a água da chuva, fatores essências par ao desenvolvimento da fruticultura”, pontuou.

Cerca de 160 pessoas acompanharam a palestra ministrada por Gama ontem. Já hoje (10), com a vitrine tecnológica e as estações de trabalho realizadas no Assentamento Jonas Pinheiro, Lote 175, cerca de 300 pessoas entre produtores, estudantes e profissionais, participam do evento.

No local [Lote 175], estão em andamento cinco estações de trabalho. A primeira está sob responsabilidade do IFMT, a segunda é conduzida por profissionais da Embrapa Agrossilvipastoril; na terceira os produtores podem tirar dúvidas com a equipe da SAMA. Já a quarta estação é de responsabilidade da Empaer MT e, para finalizar, no quinto ambiente os produtores expõem suas experiências.

Conforme o responsável pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, “buscamos o exemplo de Petrolina, a experiência positiva para desenvolvermos no município”. Kuhn pontuou que esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela SAMA desde 2017.

“A segunda edição de um evento voltado para a fruticultura demonstra que esse é um projeto que foi bem aceito pela comunidade e está dando certo. Essa é uma importante oportunidade para debatermos com a equipe técnica de Petrolina outras opções de renda e experiências voltadas para culturas perenes e seus consórcios”, acrescentou.

O Dia de Campo no Assentamento Jonas Pinheiro é promovido pela SAMA e conta com a participação direta dos técnicos do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), campus de Sorriso. O evento encerra hoje, às 13 horas.

DA ASSESSORIA/CLAUDIA LAZAROTTO
FOTOS: NEI PINHEIRO