Camara
Posto Smile 550×100
PREFEITURA  DE  SORRISO
Início Cidades Sorriso Sorriso: Campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo serão abordadas em sessão ordinária

Sorriso: Campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo serão abordadas em sessão ordinária

0

O mês de janeiro é marcado por duas importantes campanhas de saúde: Janeiro Branco de conscientização sobre a saúde mental e Janeiro Roxo que alerta a população sobre os sintomas e os riscos da hanseníase.

Para levar aos sorrisenses mais informações sobre esses assuntos, a Câmara de Sorriso, em sua 1ª sessão ordinária marcada para segunda-feira (1º), abrirá espaço para profissionais da saúde abordarem as duas temáticas. A reunião plenária está marcada para às 19h, no Plenário da Câmara.

HANSENÍASE – O enfermeiro e secretário-adjunto de Saúde, Devanil Barbosa, irá falar sobre os sintomas, tratamento e prevenção da hanseníase. A doença, antigamente conhecida como lepra, é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Sorriso, nos dois últimos anos foram registrados 271 novos casos da doença.

SAÚDE MENTAL – Para falar sobre a campanha Janeiro Branco que este ano vem com o lema “Todo Cuidado Conta”, foi convidada a psicóloga Maria Luísa Sussai.  Ela irá explicar a relevância da campanha para estimular a conscientização da sociedade quanto à saúde mental e o bem-estar emocional.

A profissional atua no Caps de Sorriso, unidade especializada para o acolhimento de adultos que sofrem com transtornos graves, severos e persistentes, inclusive àqueles causados pelo uso abusivo de álcool e/ou outras drogas. Lá, também funciona o Projeto Integrar, que assiste crianças e adolescentes com algum tipo de transtorno mental.

Texto: Ângela Gimenez
Fotos: Arquivo/Câmara