Início Cidades Sorriso Sorriso: Cachorro resgatado recebe eutanásia após ser encontrado agonizando amarrado em árvore;...

Sorriso: Cachorro resgatado recebe eutanásia após ser encontrado agonizando amarrado em árvore; Prefeitura emite nota

0

Um colaborador do NIF procurou a delegacia para relatar que recebeu uma denúncia de um provável maus-tratos a cachorro, na estrada que dá acesso ao pontal do verde.

 Devido a situação, o NIF então realizou diligencias e localizou o animal ainda com vida, mas bem debilitado, onde assim agonizava amarrado em uma árvore numa região de descarte de lixo.

Segundo o membro do NIF, ele acredita que a proprietária do animal o teria deixado no local para ele morrer.

Diante da situação, o cachorro foi socorrido pelo NIF e encaminhado aos cuidados de um médico veterinário, onde constatou que os sintomas apresentados pelo animal eram compatíveis com uma doença sem cura (Cinomose Canina), e foi praticado eutanásia.

MT Noticias com JK noticias

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), informa que o procedimento adotado no Abrigo de Cães e Gatos do Município levou em conta todo o protocolo necessário e a realização da eutanásia em um animal resgatado em situação crítica pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) foi a forma encontrada para abreviar seu sofrimento diante de uma situação irreversível de cinomose.

O animal foi avaliado por uma médica-veterinária, que fez todos os testes clínicos que casavam com o diagnóstico de cinomose em estágio avançando, inclusive com mioclonia, que são contrações musculares involuntárias. Mesmo com o atendimento recebido após o resgate, o animal não apresentava reação e demostrava grande sofrimento.

Frente ao quadro irreversível, a profissional então decidiu por oferecer um fim digno e indolor ao sofrimento do animal, aplicando assim a eutanásia. Também como parte do protocolo, o corpo foi devidamente embalado, congelado e recolhido por uma empresa especializada na cremação de animais, prestando serviço em várias clínicas do Estado.

A Prefeitura, por meio da Sama, lamenta ter de adotar esta prática e reforça que ela só é utilizada em situações extremas, como forma de abreviar a dor em situações já irreversíveis, e igualmente lamenta a atitude dos donos do animal, que mesmo frente ao sofrimento do bichinho, o amarraram a uma árvore em uma região de descarte de lixo, onde foi encontrado e resgatado por profissionais do NIF.

Mais uma vez, a Prefeitura reforça que o Abrigo de Cães e Gatos do Município é um local para acolhida e recuperação de cães e gatos resgatados nas ruas de Sorriso e funciona como uma casa de passagem, permitindo que, depois de recuperados, os animais sejam adotados.