Até maio de 2019 a prefeitura municipal pretende reformar e revitalizar toda a área verde central de Sorriso, para torná-la realmente atrativa para os munícipes, da mesma forma como foi revitalizado o Parque Ecológico e a Praça das Fontes.
O projeto deve ser feito em três etapas: a 1° será a limpeza do local e que já esta sendo feito, com por exemplo a retirada de lixos, plásticos e galhos secos, com isso já melhora a visibilidade da área verde, trazendo mais segurança aos que lá já frequentam.
A policia militar se comprometeu em melhorar o policiamento para afastar os usuários de drogas do local. A 2° etapa será a recuperação ambiental através do reflorestamento de vários pontos, e da jardinagem. Na 3° etapa será feita a restruturação das calçadas, colocação de lixeiras, construções de banheiros com adequações para portadores de necessidade especiais, o conserto da escadaria da torre que a vários anos se encontra interditado pelos bombeiros, construir novas trilhas… Na 4° etapa será a promoção de eventos no local e com isso atrair a população da mesma maneira que acorre já emoutros pontos com encontros de familias.
O vice prefeito Gerson Bicego é quem esta a frente do projeto de remodelação e paisagismo na cidade de Sorriso e tem procurado buscar junto a sociedade, junto aos empresários, até mesmo promoveu uma audiência pública na noite de ontem, onde foi debatido o que fazer com os três portais da área verde. As pinturas destes portais foram feitos a anos e estão bastante danificadas pelo tempo, porém segundo Bicego a audiência pública não chegou a uma conclusão do que fazer.
Segundo o vice prefeito, no mês de maio tudo deverá estar pronto, bonito, mas os portais desgastados em suas pinturas poderão estar em desconformidade(feios), mesmo tendo sido feito a reforma total no restante do local. Ainda segundo Gerson, não existe uma lei que proíbe a prefeitura a repintar ou reformar os portais, porém o vice diz estar preocupado, pois apagará a obra de vários artistas que colocaram suas marcas, seu trabalho naqueles portais. Já para restaurar ou até mesmo contratar novas pinturas artísticas, se tornará inviável devido ao alto valor. “Foi pintado em 2013 e nunca foi dado manutenção. As pinturas se perderam ao longo do tempo e não tem condições nenhuma de refazer as pinturas, não tem como refazer, eles estão bastante deteriorados, estão soltando as pinturas(tinta), apodreceu ao longo do tempo”, falou o vice prefeito.
A audiência pública não chegou num consenso. “Mesmo com a audiência pública de ontem a noite(27), nós não estamos autorizados a mexer no local, então vai refazer toda a área verde central e os três portais vão ficar do jeito que estão hoje. Tudo vai passar por uma reforma, dar uma melhorada e os portais nós não conseguimos chegar em um consenso nem na audiência pública de ontem”, lamentou Gerson.
Sorriso: Audiência pública irá debater revitalização de painéis da Área Verde