Sexta-feira,29 Março 2024
Posto Smile 550×100
Prefeitura
Início Cidades Sorriso Sorriso: Atendimentos do Hospital de Campanha Municipal batem recorde em um só...

Sorriso: Atendimentos do Hospital de Campanha Municipal batem recorde em um só dia

0

Com um ano de pandemia, a esperança por uma data para que tudo volte ao normal, não há. Por outro lado, inverso a isso, os números de pessoas infectadas voltaram a subir. Experiência vivenciada diariamente pelas equipes de linha de frente do Hospital de Campanha Municipal de Sorriso, que só ontem (04), registrou mais de 400 atendimentos. Em menos de 24 horas, foram realizadas 279 consultas médicas, o maior número registrado em 2021. Também foram realizadas 127 coletas de exames, chegando a 406 atendimentos. Além disso, ontem, quatro pessoas estavam hospitalizadas no HC, recebendo todos os cuidados necessários como fisioterapia respiratória, alimentação com dieta especial, medicação, auxílio na respiração mecânica e cuidados médicos individuais.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que o número por atendimento médico vem em uma crescente nos últimos dias. No dia 26 de fevereiro, uma quinta-feira, foram registrados 207 atendimentos médicos; no dia 27, sexta-feira, foram 179  consultas médicas; no sábado, 140 pessoas buscaram o HC. No domingo, 1º de março, 220 consultas foram realizadas; segunda-feira, dia 2, foram 231; na terça-feira, 263; e ontem, quarta-feira, o atendimento atingiu o pico com 279 consultas médicas registradas.

“É bom saber que a população confia no nosso trabalho e está nos procurando já nos primeiros sintomas; pois o quadro nacional e estadual também está se agravando”, destaca Marchioro. “Hoje o município tem sete pessoas internadas em UTIs públicas, três em unidades privadas e também temos três pessoas hospitalizadas no HC e 26 em outros leitos de enfermaria”, frisa. São quatro sorrisenses internados no Hospital Hilda Strenger Ribeiro de Nova Mutum, dois no Hospital Regional de Sorriso, um no Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde e três no Hospital 13 de Maio, em Sorriso.

“Mais uma vez pedimos o apoio da população, que pratique as medidas preventivas básicas como a higienização das mãos e o uso da máscara”, frisa o secretário. “Esse é o momento de parar com ações como as festas clandestinas, por exemplo, pois o Estado está com 90% de ocupação dos leitos de UTIs. Precisamos ter responsabilidade, consciência e respeito ao outro”, pondera.

O boletim de hoje (05), divulgado pela Semsas, aponta 11.508 casos confirmados, dos quais 10.691 curados e 684 ativos com 39 pessoas internadas; destas 10 estão em UTI e 29 em leitos de enfermaria. No momento são 14 profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento afastados devido à doença. O boletim também aponta 231 casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames. Hoje, 771 pacientes com sintomas gripais recebem acompanhamento dos profissionais da Secretaria. “Durante a pandemia, infelizmente também contabilizamos 133 mortes; por isso pedimos à população que quem tiver qualquer sintoma procure logo o atendimento médico”, alerta.

Atendimento precoce

A recomendação de Marchioro para quem apresentar sintomas é buscar o Hospital de Campanha Municipal. O HCM está aberto 24 horas e conta com três equipes médicas trabalhando diuturnamente. A unidade (HCM) dispõem de 15 leitos com oferta de oxigênio medicinal com reservatório próprio com capacidade para 30 mil metros cúbicos; 19 respiradores também estão à disposição na estrutura, cinco deles de última geração e de UTI. Há ainda, 19 cápsulas Vanessa distribuídas entre o HC e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, equipamentos como o BiPAP; uma sala de raio-X, a Central de Coletas de Exames para suspeitos de Covid-19 e o serviço de fisioterapia disponível para pacientes internados e fisioterapia cardiopulmonar para os pós Covid.

Além da atual estrutura, caso for necessário é possível ampliar o atendimento com a oferta de mais nove leitos; o município dispõe ainda de cinco leitos de estabilização instalados na UPA. Quando há necessidade de exames especializados, como de tomografia, o município tem arcado com os custos em clínicas particulares.

Sorriso conta ainda com a UPA que também fica aberta 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

E o secretário lembra que quem já foi imunizado, deve continuar se cuidando. “A vacina diminui os sintomas graves que podem levar à internação, por exemplo”, diz; “mas não impede a contaminação”, lembra. De acordo com dados divulgados pelas fabricantes de imunizantes que estão sendo usados no Brasil (Coronavac e AstraZeneca), a primeira dose não garante proteção imediata contra o vírus. Quando uma pessoa toma a vacina, seu corpo é exposto aos antígenos, desencadeando a produção dos anticorpos. Esse processo pode levar de duas a três semanas. A segunda dose, aplicada em média 14 dias depois ou mais, estimula ainda mais a proteção de anticorpos específicos.

Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro