Início Cidades Sorriso Sorriso: Asfalto do DIC Nova Prata está na reta final

Sorriso: Asfalto do DIC Nova Prata está na reta final

0

Tem asfalto fresquinho no Distrito Industrial e Comercial (DIC) Nova Prata. Ontem (quarta-feira, 9 de novembro), a empreiteira contratada para pavimentar o DIC fez a imprimação (a aplicação de material asfáltico) em mais um trecho da área superior a 55 mil m² que está sendo asfaltada por meio da parceria entre a Prefeitura de Sorriso e a associação de empresários.

Pelos acordos firmados entre a Administração Municipal e os representantes do Nova Prata, assim como no DIC Leonel Bedin, a Prefeitura arcou com os custos relativos à drenagem pluvial e também segue contribuindo com parte do material necessário para a pavimentação dos loteamentos. Já os proprietários de terrenos dos DICs respondem com os custos relativos à contratação da empreiteira para efetuar a pavimentação.

A fiscalização da obra também é feita pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade (Semcid). Até agora, a Prefeitura já destinou para a obra mais de R$ 3,2 milhões em insumos, como o diesel para tocar as máquinas, o material asfáltico e os agregados (pedrisco, pedra brita e pó de pedra).  Até agora, já foram destinados para a empreitada mais de 75 mil litros de óleo diesel, quase 450 toneladas de material asfáltico e quase 4 mil toneladas de agregado.

“É um trabalho que vem sendo feito há um bom tempo e que tem demandado muito diálogo, à medida que esta parceria entre o Município e os empresários foi a solução encontrada para dar fim aos problemas de alagamentos no período das chuvas, além, é claro, do desconforto da poeira no período de seca”, comenta o prefeito Ari Lafin, que verificou o andamento da obra nesta quinta-feira (10 de novembro).  O gestor destacou ainda o quanto a indústria é fundamental para a geração de empregos e o fortalecimento do comércio sorrisense, contribuindo de maneira intensa para o aprimoramento da economia sorrisense.

O DIC Nova Prata foi liberado ainda em 1998 e o DIC Leonel Bedin, em 2007, quando as regras para liberação de loteamentos ainda não previam a obrigação de entregar estas áreas com asfalto e drenagem pluvial. Entre os entraves mais desafiadores do processo, está a dificuldade em conseguir a adesão de 100% dos proprietários. Só para se ter uma ideia, as negociações para trocar o marrom da terra pelo cinza do asfalto no Nova Prata começaram ainda em 2017, com o apoio da concessionária Intervias.

Dados obtidos junto à Semcid mostram que 75% da empreitada já foi executada e no sábado (12), as máquinas devem roncar novamente para aplicar material asfáltico em mais um trecho, permitindo assim que o Nova Prata já esteja asfaltadinho até o primeiro trimestre de 2023.

“Agradecemos muito esta parceria com os empresários e seguimos  à disposição para contribuir, sempre dentro da legalidade, para o desenvolvimento de todos os ramos econômicos, como, neste caso específico a indústria”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Claudio Oliveira.

Texto: Decom

Fotos: Cleiton Rosário