Início Geral Sorriso articula a implantação do SAMU e recebe sinal verde do Estado

Sorriso articula a implantação do SAMU e recebe sinal verde do Estado

0

A Secretária Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso recebeu na tarde de ontem (27) uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).  A visita reforça o estudo para implantação dos serviços em Sorriso, que vem sendo discutida há dois anos.

“Buscar viabilidade para termos uma base do SAMU em nossa cidade é uma determinação do prefeito Ari Lafin, esse é um projeto que a gestão entende que é de muita importância, pois irá refletir diretamente na qualidade de vida das pessoas, que se envolve em acidentes, pois com o atendimento da equipe do SAMU., os atendimentos serão feitos por uma equipe médica e isso faz toda a diferença no socorro e salvamento da vida e na recuperação pós trauma. Estamos otimista com a nova gestão do Governo do Estado que entende a importância desta base em Sorriso”, explicou o secretário de saúde Luis Fábio Marchioro.

Na oportunidade a equipe técnica visitou algumas unidades de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e o Pronto Socorro do Hospital Regional de Sorriso.

“Nós viemos visitar o município de Sorriso, pois sabemos do interesse desta gestão em implantar o SAMU-192 e o Governo do Estado também tem intenção de trazer para o município a expansão do projeto SAMU 100% no Estado. Como o município já havia sinalizado essa intenção, nós viemos aqui para dar essa assessoria e agilizar essa implantação através desta cooperação técnica”, contou a coordenadora do Samu-192, Valéria Cristina da Silva e Silva.

Ainda segundo Valéria os próximos passos é a capacitação dos profissionais.

 “Após essa visita o próximo passo é capacitar os profissionais do Estado que atuam na saúde, viabilizar a cedência deles para compor a equipe, a articulação junto ao Ministério da Saúde, para implementação dos equipamentos que irão compor as unidades, tanto avançada como também a básica, para que o serviço possa funcionar de forma efetiva auxiliando na rede de urgência e emergência que já existe no município. Acreditamos que com a disposição de cooperação do município é possível que em pouco mais de seis meses já estaremos operando no em Sorriso”, ressaltou ela.

DA ASSESSORIA/ADRIANO CARNEIRO
FOTOS: ADRIANO CARNEIRO