A proposta do projeto foi do Vereador Zanatta (PMDB) em conjunto com os vereadores Damiani na TV ( PSC), Nereu Bresolin ( DEM), Elisa Abrahão (PRP) e Toco Baggio (PSDB).
Segundo o vereador Zanatta, o projeto foi aprovado nesta segunda-feira (15) pela câmara de vereadores de Sorriso e a empresa Águas de Sorriso, ou ao profissional que ela autorizar, deve instalar o equipamento para retirar o ar da tubulação de água que vai até a casa dos consumidores.
Pelo projeto, o equipamento deverá ser adquirido pelo próprio consumidor, bem como o custo da instalação, o qual deve comunicar a empresa para que a mesma faça a instalação, e terá um prazo de 30 dias após ser comunicada. Caso a concessionária não instale neste período, o consumidor deve ter sua conta diminuída em 20% até a instalação do mesmo.
Ainda segundo o vereador, que falou com a reportagem, as justificativas dos vereadores argumentam que os hidrômetros são sensíveis a passagem de ar e o percentual que o consumidor pode pagar pelo ar na conta de água ultrapassa a 15%(quinze), de acordo com levantamento feito pela Universidade Federal do Espírito Santos(UFES), e quem vive em regiões mais distantes podem pagar ainda mais pelo ar que vem com a água.
Atualizado