Início Cidades Sorriso Sorriso: Alunos trocam “verdinho” por produtos saudáveis na Feira do Produtor Rural

Sorriso: Alunos trocam “verdinho” por produtos saudáveis na Feira do Produtor Rural

0

Maria Eduarda Berno de Souza estuda no 3º Ano B da Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt e está entre os alunos da unidade que participam do ‘Projeto Recicla Verdinho’. No sábado (20), ela pôde trocar seus primeiros “verdinhos” por produtos naturais, durante o lançamento do projeto na Feira Central do Produtor Rural.

O Recicla Verdinho é desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR e as secretarias municipais de Educação e Cultura (Semec), Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e Saúde e Saneamento (Semsas).

Com o lema: ‘São pequenas ações cotidianas que mudam o nosso futuro!’, o projeto consiste na troca de materiais recicláveis por moeda para compra de produtos da agricultura familiar. A finalidade é despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental, a educação alimentar e financeira e fomentar a economia local.  

Para conquistar a moeda de troca, alunos dos 3º e 4º anos da Escola Ivete precisam trocar materiais recicláveis como garrafa pet, latinhas ou frascos de produtos de limpeza pelo voucher, que tem valor unitário de R$ 1 real. A cada 10 unidades de materiais recicláveis, o aluno adquire um “verdinho”. Mas a regra é clara! O vale crédito só pode ser utilizado na aquisição de produtos naturais comercializados na feira municipal.   

De acordo com a professora da Maria Eduarda, Sheila Foschini Rocha, aos sábados os materiais recolhidos pelos alunos são trocadas pelos “verdinhos” que são utilizados na aquisição de produtos. Posteriormente, os agricultores trocam os vouchers na agência local da Sicredi. “Desde que começou o projeto, os alunos estão super empenhados na coleta de recicláveis e cada vez mais conscientes sobre a importância da preservação ambiental”, disse.