Início Cidades Sorriso Sorriso: Alunos de seis escolas da rede municipal terão aulas de Robótica...

Sorriso: Alunos de seis escolas da rede municipal terão aulas de Robótica Educacional

0

A primeira edição do projeto foi realizada em maio de 2020. A meta é incluir mais escolas e alunos nessa aprendizagem.

A Prefeitura de Sorriso por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está promovendo mais uma edição do projeto de robótica educacional em escolas públicas da rede de ensino. Nesta etapa, participam cerca de 4000 alunos de seis escolas do ensino fundamental, sendo elas, o Centro Municipal de Educação Básica Sorriso (CMEB), Escola Municipal São Domingos, Escola Municipal Matilde Zanata, Escola Municipal Professora Geni Terezinha Forgiarini, Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva e Escola Municipal Caravágio.

Simultâneo aos alunos, professores também recebem formação continuada através do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor). As aulas são ministradas três vezes por semana com duração de quatro horas, cada.

De acordo com a especialista em novas tecnologias educacionais, Maria Cecilia Lira, esta é uma forma de fazer com os alunos aprendam, mas também criem seus próprios projetos através dos ensinamentos adquiridos durante as aulas.

“Nossa metodologia ativa de ensino é fazer com que os alunos aprendam e entendam o que estão fazendo. O desempenho deles tem sido excelente por gostarem tanto das aulas, nossa aposta é que daqui saiam grandes engenheiros e profissionais de robótica,” destaca a professora.

Alguns alunos e o professor Elder Soares estão recebendo treinamentos específicos no contra turno da escola, para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que terá duas etapas.

 “Nesse campeonato, os alunos participam de uma competição regional, fazendo a simulação de um resgate com um robô que eles criam e desenvolvem a programação, se passarem na etapa regional, vão para a segunda, nacional, em Salvador – Bahia.”

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, ressalta que a inclusão de robótica na educação é uma forma de estimular e aproveitar os recursos tecnológicos para o desenvolvimento de grandes projetos para o futuro.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais os nossos alunos das novidades das ciências tecnológicas, quanto mais eles se preparam e se capacitam, melhor se destacam na disputa de uma vaga, no mercado de trabalho” salienta.

DA ASSESSORIA