Início Geral Sorriso: Agentes Ambientais finalizam projeto com as crianças da Associação Mãezinha do...

Sorriso: Agentes Ambientais finalizam projeto com as crianças da Associação Mãezinha do Céu

0

Na última sexta-feira (28) a equipe de Vigilância Ambiental, ligada a Secretaria de Saúde e Saneamento, finalizou o Projeto Agente Mirim do Meio Ambiente (AMMA) de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizada em parceria com a Associação Mãezinha do Céu, localizada no bairro Jardim Amazônia.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 40 crianças.

“Durante toda a semana nós passamos orientações, através de palestras, vídeos  orientativos com profissional de saúde  sobre doenças causadas pelo mosquito, amostragem das larvas no microscópio e ciclo do mosquito Aedes aegypti, apresentação de uma maquete de uma cidade mostrando  como é realizado o trabalho de campo realizado pelos agentes,  também foi trabalhado pinturas e músicas em relação ao Aedes. Para finalizar as crianças foram divididas em equipe e  acompanharam as visitas dos agentes nos domicílios fazendo orientações aos moradores,  assim encerramos esta etapa”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Adriana Ortiz.

Ainda segundo a coordenadora o resultado foi positivo. “Houve um bom aproveitamento por parte das crianças eles conseguiram absorver o propósito do projeto que é passar qual o trabalho dos Agentes Ambiental para que eles possam trabalharam em suas residências orientando e auxiliando os pais”, ressaltou ela.

Para o presidente da Associação Mãezinha do Céu, Cleuvis José, a parceria é sempre importante quando o assunto é saúde. “Sabemos da importância das crianças aprenderem mais e mais sobre saúde e isso influenciam a ter uma melhor qualidade de vida, além de passarem para os pais. É sempre uma honra para nós sermos parceiros de iniciativas como esta”, contou.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, esteve presente no encerramento e parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido. “Para nós da secretaria de saúde é de extrema importância ter essa parceria com a Mãezinha do Céu, essas criança se tornaram “Agentes Mirins” e vão nos ajudar a conscientizar os país no combate ao mosquito Aedes aegypti”, pontuou o secretário.

Ainda segundo Marchioro, outros projetos desenvolvidos pelos agentes estão em fase de implantação.

“Esse projeto juntamente com outros três, fazem parte de ações que foram pensadas pelos próprios Agentes Ambientais e desenvolvidas por eles com o apoio da Secretaria de Saúde e Saneamento.  São projetos que demonstram na prática que são eficientes. Alguns ainda estão em desenvolvimentos. Este dos  Agentes Mirins do Meio Ambiente é o primeiro deles, logos serão apresentados os demais. São ideias inovadoras no combate ao mosquito Aedes Aegypti, essas equipes estão de parabéns pelas iniciativas”, ressaltou.

DA ASSESSORIA/ADRIANO CARNEIRO
FOTOS: ADRIANO CARNEIRO

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here