Início Cidades Sorriso Sorriso abre pré-cadastro on-line para mães lactantes com crianças de até um...

Sorriso abre pré-cadastro on-line para mães lactantes com crianças de até um ano de idade

0

Gerar uma vida e nutrir em tempos de pandemia tem sido um dos grandes medos enfrentados pelas mulheres.

Para amenizar um pouco dessa apreensão em quem está alimentando outra vida, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso abriu hoje (21) o pré-cadastro on-line para lactantes com crianças de até um ano de idade.

“Temos observado um grande medo por parte das mulheres que estão amamentando e esperamos que a imunização possa acalmar um pouco o coração das mães”, explica o gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, ao lembrar que o Município já iniciou a imunização de gestantes e puérperas sem comorbidades, desde que as mulheres que integram esse público apresentem a autorização médica no momento da vacinação. “Estamos avançando para outro grupo porque as gestantes com comorbidades já receberam a primeira dose”, adianta.

Para preencher o pré-cadastro é necessário acessar o site da Prefeitura de Sorriso no link https://site.sorriso.mt.gov.br/covid/precadastro.  E para receber a vacina, no momento da imunização, as lactantes deverão apresentar documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento da criança, documento com foto, comprovante de endereço, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme Marchioro, o grupo deve ser imunizado com doses da Pfizer ou Coronavac, após a avaliação dos riscos e benefícios individuais de cada lactante com os respectivos médicos.

O secretário lembra ainda que inserir o nome no cadastro on-line não equivale à agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, explica Marchioro.

Conforme os cadastros são recebidos, todos são analisados pela equipe técnica para comprovar situações como área de residência em Sorriso. “Lembramos que a priorização será por idade, como foi feito nos demais grupos”, frisa.

Outras formas de cadastrar

Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. Outra opção ainda é ligar no 150.

Claudia Lazarotto Fotos: Internet