Sexta-feira,29 Março 2024
Prefeitura
Posto Smile 550×100
Início Cidades Sorriso SorriMobi já realizou mais de 1.500 corridas

SorriMobi já realizou mais de 1.500 corridas

0

Criado para gerenciar a frota de veículos oficiais da gestão municipal, o aplicativo de mobilidade SorriMob já realizou 1.587 corridas. Desse total, 85% dos atendimentos estão concentrados na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), onde o plano piloto do aplicativo foi implantado a pouco menos de três meses.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Semas, Controladoria Geral do Município (CGM), Secretaria Municipal de Administração e o Departamento de Gestão de Frotas da Secretaria Municipal de Transportes, o serviço está sendo ampliado para os demais setores da administração. “Já estamos com 90% das secretarias cadastradas e sendo atendidas pelo aplicativo. O sistema está em pleno funcionamento e em breve teremos os números que demonstrarão a economia que seu uso gerará ao Município”, explica o servidor do Departamento de Gestão de Frotas que desenvolveu o sistema, Fábio Henrique Oliveira.

O aplicativo de gerenciamento da frota é monitorado por meio de uma plataforma, que possibilita a solicitação do serviço, controle de trajetos, tempo de percursos, a busca do veículo mais próximo e o aproveitamento de rotas. Por meio do mecanismo é possível gerar relatórios de produtividade por motorista, controlar a demanda de cada unidade, além de agendar solicitações e especificar o tipo de veículo quando o transporte exigir deslocamento diferenciado. O sistema oferece ainda níveis de urgência, possibilitando priorizar o atendimento.

De acordo com o controlador-geral do Município, Laércio Garcia, esse gerenciamento é importante, pois promove a racionalização do uso dos veículos e a redução de gastos. “A forma de uso da frota no serviço público passou a ser de maneira compartilhada e dessa forma estamos otimizando o serviço e gerando economia”, destaca.

“Demos um passo muito importante com a implantação desse aplicativo e estamos muito felizes com os resultados, pois além de estarmos proporcionando agilidade na prestação dos serviços e maior mobilidade para os servidores, percebemos que os motoristas estão se sentindo muito mais cooperativos. Antes, eles ficavam parados numa determinada unidade, ociosos, e agora retornam à secretaria e ficam à disposição para serem redirecionados”, explica a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Hoje, o SorriMobi conta com 10 veículos oficiais circulando, todos com adesivos de identificação e vagas reservadas e sinalizadas no estacionamento da Prefeitura. O lançamento oficial do projeto está previsto para os próximos dias.

Texto: Fabiola Ost
Fotos: Decom