Início Geral Sicredi e Sebrae lançam programa para acelerar o crescimento dos pequenos...

Sicredi e Sebrae lançam programa para acelerar o crescimento dos pequenos negócios

0

Grupo de microempresários individuais associadas do Sicredi participou de evento em Sinop e conheceu o programa que oferece orientação técnica e financeira por 12 meses

Abrir, sustentar e fazer prosperar um negócio é o sonho de todo empreendedor. Para apoiar nas fases de sustentação e prosperidade, o Sicredi e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso desenvolvem o Programa de Aceleração do Microempreendedor Individual – Prospera MEI. O Programa foi lançado em Sinop nesta segunda-feira (20.01), no Auditório Tucumã de um hotel do município e reuniu cerca de 100 associados convidados para conhecer o programa que será executado em três fases: mobilização, sensibilização e adesão; relacionamento com o MEI; e mensurações e avaliações.

Um grupo de 1.600 microempresários individuais associados às cooperativas do Sicredi em Mato Grosso será acompanhado pelo período de 12 meses, com acesso a uma programação focada no desenvolvimento da empresa. Terão apoio nas áreas de finanças, marketing, vendas, planejamento estratégico e pessoas, incluindo atividades burocráticas.

Na primeira etapa do programa, a empresa será avaliada por um diagnóstico, que vai mapear os pontos fortes e fracos e o grau de maturidade de gestão. Na segunda etapa, um plano de ação será proposto contemplando a estratégia para o crescimento, com acompanhamento do Sebrae, visando a perenidade do negócio. Paralelo a isso, o microempresário receberá conteúdos programáticos para capacitação online, além de encontros presenciais. Também terá à disposição consultorias, mentorias e outras soluções operacionais, administrativas e financeiras definidas de acordo com as demandas identificadas. Na terceira etapa, que na realidade será feita ao longo de todo o período, estão previstas avaliações no 4º, 8º e 13º meses para mensurar a evolução do negócio.

Para o Diretor de Negócios da cooperativa Sicredi Celeiro do MT, Lucimar de Luca, a parceria firmada com o Sebrae vai contribuir com o desenvolvimento dos negócios desse grupo de microempreendedores individuais associados, mostrando que o caminho para a prosperidade passa pela boa gestão do negócio e constante capacitação. “O convite do Sicredi e do Sebrae foi muito bem aceito pelos microempreendedores individuais de Sinop, tanto que o auditório ficou lotado. Na apresentação do programa foi possível mostrar um novo caminho para os microempreendedores, com novas perspectivas. Atualmente no Brasil, devido ao crescimento expressivo de MEIs, o setor busca cada vez mais por orientações. Por isso, a consultoria vem em boa hora, pois auxilia, orienta, dá apoio e um direcionamento correto ao microempreendedor individual para que ele consiga desenvolver ainda mais o seu negócio”. O Prospera MEI é um programa piloto em Mato Grosso e após 12 meses vislumbra ser lançado em nível nacional tanto pelo Sicredi quanto pelo Sebrae.

DA ASSESSORIA SICREDI