Início Geral Sicredi Celeiro do MT: Programa A União Faz a Vida envolve mais...

Sicredi Celeiro do MT: Programa A União Faz a Vida envolve mais de 2,3 mil alunos em 2019

0

O Programa A União Faz a Vida movimentou oito escolas na área de atuação da Sicredi Celeiro do MT, em 2019, integrando família, escola e comunidade. Os trabalhos deste ano foram concluídos na última semana durante a apresentação de 70 projetos desenvolvidos por alunos de escolas públicas, em Feliz Natal. No município, onde o programa é desenvolvido desde 2009, as atividades reuniram mais de 1,1 mil alunos e 60 educadores. A 8ª Mostra do Programa, realizada no dia 29 de novembro, reuniu estudantes de seis unidades de ensino, incluindo a Apae de Feliz Natal.

Em todo ano de 2019, na área de atuação da Cooperativa, o Programa integrou mais de 2,3 mil estudantes de Feliz Natal e Sorriso. Nos dois municípios, os cerca de 115 projetos desenvolvidos tiveram o envolvimento de aproximadamente 110 educadores.

Para a Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Celeiro do MT, Nádia Pressanto, o que mais chamou a atenção foi o aprendizado dos alunos sobre a cooperação. “São os alunos, de uma forma democrática, que decidem os caminhos do conhecimento. Foi muito gratificante perceber também o envolvimento da comunidade, muitos profissionais voluntários doaram o tempo e foram até as escolas para compartilhar conhecimento. Essa participação com certeza serve como inspiração aos estudantes, para que eles percebam o quanto é digno ter uma profissão e trabalhar de forma cooperativa”.

O Programa A União Faz a Vida é o principal programa de responsabilidade social do Sicredi. A finalidade é inserir, por meio da educação, o quanto é importante o cooperativismo. “É através dessa metodologia desenvolvida em conjunto por alunos, professores, comunidade e assessoria pedagógica, que conseguimos repassar princípios como justiça, ética, cidadania e cooperação, fazendo com que as crianças e adolescentes sejam protagonistas da própria história”, destaca a Assessora.

O Programa A União faz a Vida trabalha com uma estrutura de metodologia exclusiva, que tem a finalidade de formar cidadãos cooperativos. Na Sicredi Celeiro do MT é desenvolvido há 10 anos no município de Feliz Natal e há cinco anos, em Sorriso.

DA ASSESSORIA/