Central  500×100
Posto Smile 550×100
Início Cidades Sorriso Semsep, por meio da Guarda Municipal de Trânsito, intensifica ações para reduzir...

Semsep, por meio da Guarda Municipal de Trânsito, intensifica ações para reduzir índice de acidentes

0

Desafio. O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, em uma live, escolheu esta palavra para classificar a situação do trânsito no município A equação não é das mais simples, pois além de envolver investimentos na melhoria da infraestrutura, reforço de ações de fiscalização e orientação, o sucesso da empreitada depende de um fator crucial: a colaboração de condutores e pedestres, com doses generosas de prudência para ambos.

No mês passado, os dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) trazem o registro de 162 acidentes no município, 82 com vítimas e 80 somente com danos materiais. Destes acidentes com vítimas, 74 foram motociclísticos, sete foram atropelamentos a bicicletas e um foi atropelamento a pedestre. Dos envolvidos em acidentes, 76% foram homens e 24%, mulheres.

Em setembro, foram registrados 108 acidentes, e em agosto, 132. Em outubro do ano passado, foram contabilizadas 146 ocorrências e em outubro de 2018, 120. “Estamos aumentando as blitze, principalmente para coibir a prática da condução sob efeito de álcool”, responde o titular da Semsep, José Carlos Moura, quando  perguntado sobre a ação imediata que está sendo tomada para reduzir estes índices.

Em razão da pandemia da Covid-19, a Semsep precisou pisar no freio nas atividades educativas desenvolvidas por meio de palestras e também da campanha “Todos pela Vida”, além de também contribuir com as ações ligadas ao combate às aglomerações. “Mesmo frente a estes novos desafios, contamos sempre com a participação de cada pessoa para fazer um trânsito melhor, seja com toda a atenção na hora de atravessar a rua, seja reduzindo a velocidade ou deixando o celular de lado quando estiver no trânsito”, reitera.

Se por um lado a Prefeitura vem investindo na implantação de novas rotatórias, fortalecimento do transporte coletivo de passageiros, substituição gradativa das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, reforço da sinalização e da atuação da  Guarda Municipal de Trânsito (GMT), por outro, o crescimento constante do município por conta de seu desenvolvimento econômico e social, também impacta no aumento da frota de veículos e consequente movimento nas vias.

Só para se ter uma ideia, frente aos 92.769 habitantes estimados pelo último censo demográfico em Sorriso, há o registro de 77.764 veículos no município, sendo 23.278 automóveis e 16.630 motocicletas, lembrando que o número total também inclui caminhões, caminhonetes, camionetas, ônibus, entre outros. Em dezembro do ano passado, eram 75.370 veículos.

“De maneira democrática, ouvindo sempre especialistas, a população e os nossos empresários, vamos buscar maneiras para reduzir este número de acidentes, até porque a vítima não pode nunca ser encarada somente como um número, é um cidadão, que, muitas vezes, precisará ficar internado, passar por todo um processo de reabilitação, afastamento do trabalho, e infelizmente, perdendo a vida em alguns casos, e a vida tem um valor inestimável”, analisa o prefeito Ari Lafin.

Texto: Nádia Mastella