Quinta-feira,28 Março 2024
Posto Smile 550×100
Prefeitura
Início Geral Seguindo decreto estadual, município de Sorriso manterá atividades escolares suspensas até 30...

Seguindo decreto estadual, município de Sorriso manterá atividades escolares suspensas até 30 de abril

0

Em coletiva nesta manhã (1⁰), a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, pontuou que o município deverá seguir o Decreto 432 de 31 de março do Governo do Estado que suspende as aulas até 30 de abril. A ação é uma medida preventiva à proliferação do coronavírus (covid-19). “Como o decreto é estadual, o município deve seguir. Até 30 de abril estão suspensas as aulas em escolas estaduais, particulares e municipais”, salienta Lúcia.

A secretária pontua que ainda hoje, no período da tarde, será realizada uma reunião online pelos integrantes do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus para debater os detalhes do decreto. Conforme a secretária, o Ministério Público enviará um documento para ser analisado na reunião.

Quanto ao cumprimento do calendário escolar, Lúcia pontua que esse é um desafio para o país inteiro. “Teremos que nos inventar. O processo escolar não é estático, mas esse é o mesmo desafio quer seja aqui, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, dentre outros estados. Temos conversado com todos e é hora de os municípios recriar, reinventar para cumprir o calendário”, diz. “Uma das opções é a educação à distância que pode ser implementada para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Contudo, os anos iniciais do ensino fundamental, do 1⁰ ao 5⁰ ano, e a educação infantil são presenciais, nesse caso, precisamos rever nosso calendário e organizar aulas aos sábados, recessos ou ampliar o calendário de dezembro”, explica.

Lucia acrescenta que o município está em contato direto com a equipe técnica do Ministério da Educação (MEC) para buscar soluções. “À princípio as aulas estão suspensas até 30 de abril, porém estamos acompanhando todas as decisões e nos adequando a elas, bem como seguindo as orientações do MEC. Destacamos que nenhum aluno será prejudicado com as alterações, todos terão o direto à educação de qualidade preservado”, frisa.

A secretária destaca ainda que os pais aproveitem o período para realizar atividades e brincadeiras lúdicas com as crianças. “Sugerimos que brinquem, interajam, leiam para os filhos. Vários portais disponibilizaram conteúdos online e essa interação é também uma forma de suavizar esse momento difícil e de mostrar para os pequenos que estamos todos juntos”, finaliza.

DA ASSESSORIA/Claudia Lazarotto/Fotos: Decom