Início Cidades Sorriso Secretaria de Sorriso dará início à imunização de pessoas com comorbidades na...

Secretaria de Sorriso dará início à imunização de pessoas com comorbidades na segunda, 10

0

A partir da próxima segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde e Saneamento irá iniciar a imunização dos sorrisenses com comorbidades. A imunização será realizada por agendamento. Para isso, o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pede que todos que realizaram o pré-cadastro online para a vacinação contra a Covid-19 e se enquadram nesse grupo, fiquem atentos aos telefones e atendam às ligações. “Nossa equipes estão entrando em contato para passar data, local e horário”, explica. A prioridade de imunização para esse grupo também foi definida pelo Ministério da Saúde e assim, os primeiros a ser imunizados serão portadores da Síndrome de Down, na sequência, pacientes que realizam hemodiálise. (Veja a lista de comorbidades e  a Nota Técnica do Ministério da Saúde para vacinação em anexo).

O secretário lembra que todos devem apresentar o laudo médico atestando a comorbidade no momento da vacinação.

Pré-cadastro

E quem apresenta qualquer comodidade, pode preencher o pré-cadastro on-line disponibilizado pela Prefeitura Municipal no endereço eletrônico site.sorriso.gov.br e acessar o link do pré-cadastro e inserir o nome na lista.

Marchioro lembra que a inserção do nome no pré-cadastro não equivale a agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, explica Marchioro. “Como avançamos com a vacinação dos idosos, demos o start com a primeira dose para mais um grupo prioritário. Vamos sempre trabalhar dessa forma”, pontua.

O secretário destaca que conforme os cadastros são recebidos, todos passam pela análise da equipe técnica.  “Lembramos que a priorização do grupo de comorbidades também observará a idade, chamando antes quem é mais velho, seguindo o mesmo modelo que realizamos até o momento com os idosos e com  os profissionais da saúde: sempre os mais velhos antes dentro de cada campo específico dos subgrupos”, frisa.

Quem tiver dúvidas pode procurar uma Unidade Básica de Saúde ou ligar no 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

60707c56b9d17011296276.pdf

27181903-nota-tecnica-467-2021-cgpni-deidt-svs-ms.pdf

Claudia Lazarotto
Fotos: Arquivo Decom