Início Geral Saúde: Outubro Rosa tem programação especial em Sorriso

Saúde: Outubro Rosa tem programação especial em Sorriso

0

Na última terça-feira (01) a Prefeitura Municipal de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento iniciou as atividades voltadas à Campanha Outubro Rosa – movimento de conscientização e prevenção do câncer de mama e colo do útero.

As ações começaram com um vídeo, disponibilizado nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Sorriso, contando o relato de uma paciente que através do autoexame identificou algo anormal, procuro a unidade de saúde, fez o tratamento com oncologista do município e está curada do câncer. O vídeo com pouco mais de dois minutos, ressalta a importância do diagnóstico precoce para a cura. O vídeo, lançado a 3 dias já ultrapassa de 10 mil visualizações, levando até os usuários das redes sociais, a informações sobre a importância  e a conscientização. Outros dois vídeos fazem parte da programação para o mês de outubro.

Além desta ação, a programação segue durante todo o mês nas Unidades de Saúde da Família, com palestras, orientações, realização de preventivo colo do útero, decoração em alusão ao Outubro Rosa e também o dia” D”, que será no sábado (19), com a abertura das seguintes Unidades de Saúde da Família (USF), USF-Mário Raiter, USF-Nova Aliança, USF- Novos Campos, USF Fraternidade, USF-Centro Sul, USF-Bela Vista,USF-Europa, USF-Rota do Sol. Essas unidades ficaram abertas das 8h às 17h, sem intervalo. Já nos distritos Boa Esperança e Primavera e no Assentamento Jonas Pinheiro as unidades atenderão meio  período das 8h às 12h.

“A intenção é o fortalecimento da conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, pois quando o quanto antes descobrir, mais eficaz será o tratamento. Sabemos que o envolvimento de toda a sociedade é de extrema importância, por isso precisamos do envolvimento não apenas dos profissionais de saúde, mas da população em geral, entidades, empresas para atingirmos o maior número de pessoas nesta campanha”, explico o secretário de Saúde Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo – depois do câncer de pele não melanoma. Contudo, se diagnosticado precocemente há cura em 95% dos casos.

DA ASSESSORIA/Adriano Carneiro/Fotos: Reprodução